Universidades federais começam a encerrar greve

Aumento oferecido é o maior entre os
servidores. (Banco de Imagens)

Mais da metade das Universidades anunciaram o fim da greve. Das 57 instituições que estavam paradas, 33 retomaram o seu funcionamento com a previsão efetiva de retorno as aulas nesta segunda-feira(17). Um acordo foi acertado com o Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), o reajuste foi de 25 a 40%. Entretanto, o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), recusou a oferta do Ministério do Planejamento e segue em greve.

Fontes: Terra, Portal Dirigida, Folha.

Ler Mais

Estádios Sustentáveis

O Estádio Nacional de Brasília concorre a
ser o mais sustentável do mundo.
(Banco de Imagens)

Todas as doze cidades brasileiras que irão sediar a Copa do Mundo de 2014 adotaram no projeto de construção praticas sustentáveis como usar água da chuva para irrigar o gramado, energia solar para alimentar os refletores, Iluminação renovável e paisagismo local.Um dos grandes exemplos dessa mobilização da construção civil brasileira em prol da sustentabilidade nos estádios é a arena ecológica, o Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília. O Brasil pode ter a primeira arena de futebol do mundo a receber o certificado máximo de sustentabilidade, o selo Leed Platinum.


Fontes: Planeta Sustentável, Portal Brasil, Portal Copa 2014.
Ler Mais

Startups podem inserir o Brasil no mapa da tecnologia mundial

Novas alternativas inspiram
empreendedores brasileiros de
 tecnologia. (Banco de Imagens)
O conceito de startups surgiu nos EUA. São empresas de pequeno porte, recém-criadas, cujos custos de manutenção sejam baixos e ofereçam a possibilidade de rápida e consistente geração de lucros, como Apple, Facebook e Google. A promessa de incentivos do governo inspira novos empresários brasileiros. Eles contam agora com novas alternativas, como incubadoras de empresas, agências de fomento e investidores anjo.
Ler Mais

Hospitais universitários federais recebem verba do ministério da saúde

Hospitais universitários dão
suporte ao serviço do SUS.
(Banco de Imagens)

Beneficiadas pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, cinco universidades, entre elas a UNIFESP, receberam R$ 47,6 milhões para gastos com reformas e modernização de seus hospitais. O programa preza pela prestação de serviço à população e ao aprimoramento do atendimento no Sistema Único de Saúde, o SUS, financiado e desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação.  A portaria foi assinada por Alexandre Padilha, atual ministro da saúde e publicada no diário oficial em 20 de setembro.




Fontes: G1, Folha, Correio Braziliense.
Ler Mais

Audiência sobre racismo em obra de Monteiro Lobato termina sem acordo

Caçadas de Pedrinho foi distribuído
 em escolas de todo o país.
(Banco de Imagens)

O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal por mandado de segurança apresentado pelo Instituto de Advocacia Racial (Iara), sob alegação de que o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, apresenta elementos racistas. Apesar de as partes não terem chegado a um consenso, o Conselho Nacional de Educação(CNE) afirmou que continuará realizando inspeções para que obras usadas em escolas públicas não contenham elementos de descriminação racial. Uma nova reunião sobre o assunto acontecerá no próximo dia 25.


Fontes: Veja, Rede Brasil Atual, G1.



Ler Mais

Museu do Prado coloca na internet toda obra de Goya

O museu abriga a maior coleção de
obras do pintor considerado o Shakespeare
do pincel. (Banco de Imagens)

A partir de segunda-feira, 17, o Museu do Prado disponibiliza na rede obras do famoso pintor Francisco de Goya. Em uma seção exclusiva do site da pinacoteca de Madri, as imagens possuem alta qualidade e contém informações sobre mais de mil obras e 122 cartas manuscritas do pintor. A produção artística de Goya é ampla e varia desde pinturas com retratos e paisagens até cenas que abordam o mitológico e um pouco do obsceno. As obras são encontradas em www.museodelprado.es.

Fontes: Estadão, G1 e IG.


Ler Mais

Financial Times será publicado no país em outubro

Com interesse no mercado brasileiro,
 jornal chega no país em outubro.
 (Reprodução)

O jornal econômico Financial Times está previsto para chegar ao Brasil já em outubro deste ano. Ainda em inglês, a publicação deverá chegar às bancas logo de manhã em São Paulo e no mesmo dia em Brasília e Rio de Janeiro. O diretor executivo do jornal, Andrew Sollinger, já apresentou o projeto para o Grupo de Mídia de São Paulo, em Nova York. Sollinger também apresentará o Financial Times num seminário na Bovespa, sem data marcada ainda.




Fontes: Folha, Portal Imprensa, Portal Dirigida.


Ler Mais

Punk Power Pop?


Na capa, o vocalista do Green Day, Billie Joe Armstrong.
(Divulgação)



Crítica: CD

Não sou muito velho e nem muito jovem, mas como um senhor de 32 anos, eu venho de um tempo em que pop e punk não se misturavam, eram coisas completamente distintas e havia  de certa forma até um ódio entre os estilos, partindo, evidentemente, mais dos punks é claro.

 Porém o Green Day, com seu som, fez esses opostos se aproximarem e inovaram com mais uma tendência do rock.

"Uno!", "Dos!" e "Tré!" são os discos que formam a trilogia com a qual a banda de punk rock Green Day retorna ao mercado, sendo que o primeiro deles será lançado nesta terça-feira (25/09/12) com um marcado estilo "power pop".

Particularmente, não vi nada de atrativo ouvindo esse novo trabalho dos caras, senão as mesmas canções bem “feijão com arroz” que eles fizeram nos últimos álbuns. As canções soam como hinos de uma juventude século XXI, que procura causas para abraçarem, sem saÍrem de suas seguras posições sociais.

“Uno!”, consegue transmitir de maneira sublime e eficaz toda a energia e essência da banda, através de melodias rápidas e com tudo o que o Green Day sabe fazer de melhor: letras revoltadas, canções que ficam na cabeça e faixas bem executadas que agradam a molecada. É um trabalho ambicioso, conceitual, como requer uma trilogia, embora sejam nítidas as preocupações da banda em não soar pretensiosa, mas sim experiente. Traz ainda as características que tornaram a banda uma das maiores do showbizz: músicas simples e diretas, com refrões fáceis.

"Oh love" é o primeiro single de "Uno!", composto por 12 canções. Já foi lançado também o seu videoclipe, que foi dirigido por Samuel Bayer, com quem a banda já trabalhou.

O disco abre com a pancada “Nuclear Family”, realçando toda potência do “power trio”. A música traz à tona a coragem que existe no espírito punk, ao conhecimento da galera mais nova.

Destaque também para “Kill the Dj”, que tem uma levada meio “funkeada”, com ritmo e riffs de guitarra marcantes.

Segundo o baixista Mike Dirnt, em entrevista esta semana, o primeiro álbum se movimenta dentro do “power pop”.

Quem imaginaria que o trio formado por Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tre Cool, formado em 1987, com uma receita de som que parecia não ir muito longe em meados dos anos 90, chegaria ao 9º álbum? Quem imaginaria que em uma época dominada por ‘downloads’ e mp3 players, o grupo ainda seria um dos poucos capazes de vender milhões de cópias? O Green Day é assim, sempre surpreendente.

São mais de dez anos de estrada e um amadurecimento que vem ficando evidente a cada lançamento, fazendo com que o grupo permaneça nas paradas do mundo todo. Nesse trabalho a banda continua focando no mesmo público de sempre: jovens modernos rebeldes sem causa.

Por Joaz Nunes
Ler Mais

Livros digitais serão lançados no inicio de outubro

Livros digitais trarão praticidade ao
 leitor. (Banco de Imagens)

A livraria Cultura assinou na quinta-feira, 13, uma parceria com a empresa Kobo, com a finalidade de trazer livros digitais e os e- readers para o Brasil. A expectativa é de que os livros digitais custem 20% a menos do que os de papel. Eles terão como vantagem a agilidade. Será possível comprar um livro num único clique. Os novos leitores carregar milhares de obras sem se preocupar com o peso. Os aparelhos começarão a ser vendidos no próximo mês, porém ainda não estão com preço definido.

Fontes: Estadão, UOL.


Ler Mais

Só para quem sabe tudo

(Vitor Silveira)



Crítica: Exposição

Em cartaz no CineSesc Consolação  a exposição em homenagem aos 80 anos  do cartunista, caricaturista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro Ziraldo, traz imagens e desenhos  históricos criados durante a trajetória profissional do multiartista. Desde a primeira história em quadrinhos produzida no Brasil -A turma do Pererê -  à campanhas contra o desmatamento e  o uso cigarro no governo de José Sarney.

Trabalhos históricos, mas não contextualizados. Fiquei por volta de 30 minutos observando as obras e ninguém veio explicá-las. Fui procurar informações e uma responsável do lugar não soube me dar as origens e datas de cada imagem exposta.

Todos os dias, a  partir das 14 h, o documentário "Ele era um menino feliz" , que dura 20 minutos,  é exposto no próprio Hall do CineSesc em uma pequena televisão. Mas nada informa a frequência ou o horário que o documentário passa no decorrer do dia. Novamente procurei por informação e nem a duração do documentário a funcionária soube dizer.

Mas para quem sabe tudo sobre as obras do grande multiartista brasileiro Ziraldo , vale a pena visitar a exposição. O local é possui fácil acesso, reúne um acervo interessante e conta com uma lanchonete com preços acessíveis.
A exposição está em cartaz até o dia 31 de setembro no CineSesc Consolação, na rua Augusta número 2075,  a aproximadamente 5 minutos do metrô Consolação com entrada gratuita.

Por Vitor Silveira
Ler Mais

São Paulo ganha centros de atendimento Psicossociais nas regiões Leste e Sul


Os centros possuem assistentes sociais e terapeutas ocupacionais

Por Lilian Tormin 

Cidade de São Paulo já possui 78
Centros de Atenção Psicossocial..
(Banco de Imagens)
Foi inaugurado nas Zonas Leste e Sul de São Paulo cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no dia 14 de Setembro deste ano. A prefeitura por meio da Secretaria da Saúde entregou cerca de 78 postos de atendimento na cidade.

O CAPS Álcool e Drogas III traz um novo aparelho para tratamento de dependentes químicos, localizado em São Miguel Paulista (Zona Leste), serão atendidas crianças e adolescentes usuárias de drogas.   O CAPS Infantil II Líder (Leste),  M’Boi Mirim, Parralheiros e Cidade Alencar (Zona Sul) por sua vez prestarão atendimento a crianças e jovens entre 0 e 19 anos.


De acordo com Política Nacional de Saúde Mental, os centros contaram com o auxílio de uma equipe composta por assistentes sociais, médicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, dentre outros.

O atendimento dos CAPS visa atender não apenas aqueles com problemas mentais e dependentes químicos como seus familiares. A estimativa de atendimento mensal é de 1.2 mil pacientes em cada um dos postos. Para ter acesso aos CAPS o usuário não precisa agendar previamente. O funcionamento é de Segunda a Sexta - feira das 07:00 às 19:00 horas.  O CAPS Álcool e Drogas III São Miguel Paulista, possui dois eitos de observação e oito de acolhimento para casos requerentes de cuidados especiais.

Fontes: Panorama Brasil, Prefeitura de São Paulo, Caderno SP.

Ler Mais

USP fica em primeiro lugar das universidades da America Latina.

Por Anna Melo

Universidade de Sao Paulo
sobe 30 pontos em ranking
 mundial. (Banco de Imagens)
Uma pesquisa feita pelo instituto QS, classificou a Universidade de São Paulo, como a melhor universidade da América latina. A USP subiu 30 posições no ranking das melhores universidades do mundo, ficando agora em 139º lugar. Anteriormente a universidade mais bem colocada na America Latina era a Ponfícia Universidad Católica de Chile, que atualmente está a 195ª colocação.

O Brasil tem mais 65 universidades que estão entre as 250 melhores universidades do mundo. Segundo o instituto o Brasil ainda deve se esforçar bastante para atingir um objetivo em longo prazo de alcançar um sistema educacional de nível mundial. O próprio QS afirma que o desempenho das instituições brasileiras pode ser atribuído a um esforço nacional para melhorar o acesso à educação superior.

Além da USP, entre as 10 melhores colocadas na América Latina, existem mais duas universidades brasileiras, a Unicamp (universidade de Campinas) e a UFRJ (universidade Federal do Rio de Janeiro) que estão em 3° e oitavo lugar no continente latino americano respectivamente. No total das dez melhores universidades do continente Latino Americano, o instituto aponta quatro instituições chilenas, três brasileiras, duas mexicanas e uma colombiana.

O Brasil investiu US$ 22 bilhões (R$ 44,5 milhões), comparado ao México, a Argentina e o Chile que investiram respectivamente, US$ 5,8 bilhões, US$ 2,7 bilhões e US$ 1,2 bilhão. Em nenhum momento da historia tantos países diferentes, puderam estar entre as primeiras colocações do ranking da América Latina.

Fontes: Portal BBC, Agência Fapesp, Folha.


Ler Mais

Apple anuncia recorde de pré-venda do iPhone 5


Apple anuncia recorde de pré-venda
do iPhone 5. (Banco de Imagens)

Na ultima sexta-feira 14 a empresa Apple anunciou a pré-venda do novo iphone  5 obteve um recorde. Em apenas uma hora o estoque esgotou. O prazo de entrega era de no máximo duas semanas e teve um inicio de vendas além do esperado. As vendas começam na quarta-feira 21 em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá. A meta é que ate o fim do ano mais de 100 países já estejam vendendo o produto.
A tecnologia usada para este novo modelo é maior e inovador. O processador A6 possui gráfico avançado, e alta tecnologia que permite o usuário fazer download de 100 Mbps. A bateria possui duração prolongada para ouvir musica, assistir vídeo,navegar na internet entre outros recursos oferecidos pelo aparelho.Tudo isso para dar maior comodidade.

Fontes: Portal JB, O Globo.
Ler Mais

Estudos consideram ‘gordos ativos’ tão saudáveis quanto magros


Exercícios físicos reduzem o impacto dos efeitos prejudiciais da gordura

Por Jéssica Alves 

Pesquisadores concluem que obesos
que praticam exercícios também são
saudáveis. (Banco de Imagens)
O conceito já cristalizado de que gordura extra é sempre sinal de maior risco para a saúde é questionado por dois estudos publicados recentemente.

Esse fenômeno é chamado pelos pesquisadores de paradoxo da obesidade: em certos casos, os quilos além da conta não indicam perigo e podem até serem protetores.

A primeira pesquisa analisou 43 mil americanos divididos em grupos conforme o nível de obesidade e os resultados em testes de colesterol, pressão arterial e condicionamento físico. Após um acompanhamento de cerca de 14 anos, os médicos, liderados por Francisco Ortega, da Universidade de Granada (Espanha), perceberam que os obesos considerados saudáveis após os exames tiveram um risco 38% menor do que os não saudáveis de morrer por qualquer causa. A redução de morte por problema cardíaco ou câncer foi de 30% a 50%.

O desempenho desses gordos “em forma” ao longo do tempo foi similar ao dos magros saudáveis, segundo o estudo, publicado no “European Heart Journal”. 

Outro trabalho analisou, por três anos, a mortalidade de 64 mil suecos com problemas cardíacos submetidos a um exame de imagem para determinar a saúde de suas artérias coronárias. Os pacientes foram subdivididos de acordo com seu IMC (índice de massa corporal). O gráfico de mortalidade mostrou que os que estavam nos extremos, muito magros ou obesos mórbidos, tinham risco mais alto de morrer que pacientes intermediários, com sobrepeso ou obesidade moderada. 

Fontes: Tribuna Hoje, Folha de S. Paulo, Gazeta Online, Noticias BR.
Ler Mais

Ted é um milagre ou pesadelo de natal?


Ted estreou dia 21 de setembro nos cinemas brasileiros. (Divulgação)

Crítica: Filme

Quando o telespectador pensa que já viu de tudo, se depara com um filme em que o ator principal é um urso de pelúcia. Isso mesmo, aqueles fascinantes brinquedos que enfeitam, são fofinhos, apaixonantes e não falam. Mas na animação Ted esta imagem muda completamente, já que ele é totalmente o oposto do habitual, boca suja, sensação da mulherada, engraçado, e ainda consegue mesmo assim, ser apaixonante.

Quando criança, John Bennett (Mark Wahlberg) é sozinho, sem amigos e vive infeliz por isso. Em uma manhã de Natal, seus pais dão um brinquedo simples, um ursinho de pelúcia adorável, com o nome de Ted. John e Ted se tornam grandes amigos, e o menino faz um pedido de natal inusitado, ele gostaria que o seu ursinho de pelúcia criasse vida e se tornasse seu amigo de verdade. Por incrível que pareça ou apenas um grande milagre de natal, o brinquedo ganha vida e a partir deste momento, nasce uma amizade muito estranha, porém verdadeira. Ao passar dos anos, os dois continuam amigos e passam a ser totalmente irresponsáveis, vivem fumando maconha, assistindo televisão, falando palavrões e bebendo várias cervejas. Ambos ainda ganham uma companhia, Lori (Mila Kunis), namorada de John há quatro anos, que não aceita que o namorado com 35 anos ainda seja amigo de um urso, falte no serviço para ficar com ele e ainda por cima, coloque a amizade com Ted sempre à frente de tudo e todos. Os três entram em grande conflito, até que John tem que escolher entre o amor e uma grande amizade.

Um filme surpreendente e que consegue contagiar o público, mesmo sendo uma grande adaptação de contos de fadas impossível de acontecer. Ted consegue mesmo sendo tão errado, cativar os telespectadores em momentos de grande comédia e ao mesmo tempo, consegue emocionar. Não é a toa que é atualmente a maior bilheteria nos Estados Unidos e Canadá.

O diretor do filme Seth MacFarlane estreia sua visão cinematográfica muito bem, diante de muitos trabalhos bem sucedidos como roteirista. Aliás, o mais bem pago. Além de ser o criador de Uma Família da Pesada, grande sucesso nos EUA, colaborou com a criação de Ace Ventura e Jhonny Bravo. Percebe-se então, que MacFarlane tem grande visão para o humor e conseguiu passar isso para as telonas.

O filme conta também com uma ajuda especial da computação gráfica para dar vida ao urso Ted. Na maioria das vezes quem dá vida ao bichinho é o próprio MacFarlane com um sistema que permita o computador de copiar esta simulação realística dos gestos e empresta sua voz para dublar o urso.

Assistindo ao filme, além do elenco estar bem entrosado e os atores conseguirem mostrar isso, o público passa a acreditar que é possível um ursinho de pelúcia fazer parte do nosso dia a dia. Não apelando para cenas fortes, o filme usa e abusa de assuntos que fazem parte do cotidiano, se acabam de rir naquele humor incorreto, mas que deixa o telespectador encantado.  A ideia do filme é ousada e surpreendente, mas mostra que a imaginação cria situações aparentemente inaceitáveis, que dão certo e que podem realmente valer a pena.

Por Déborah Aranhos

Lançamento no Brasil: 21/09/2012
Direção: Seth MacFarlane
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Paramount e Universal


Ler Mais

Lula participou do mensalão, diz revista


Reportagem com supostas acusações de Marcos Valério aponta ex-presidente como chefe do Mensalão

Por Ana Paula Sciolli e Camila Cardoso

Veja publica novas acusações
relacionadas ao Mensalão.
(Divulgação)
Em sua edição de número 2287, a revista “Veja” traz reportagem em que Marcos Valério, supostamente, acusa o ex-presidente Lula de ser o chefe das operações do Mensalão. Todas as informações da reportagem foram baseadas em fontes não declaradas, mencionadas apenas como amigos e parentes próximos a Marcos Valério.

De acordo com a reportagem, o empresário já condenado por lavagem de dinheiro e corrupção ativa no caso Mensalão, resolveu quebrar o acordo de silêncio que tinha com o PT e revelar a participação de novos personagens ao escândalo.

Marcos Valério teria citado Lula como o principal agente na administração de propinas. Também revelou quantias maiores às que foram apuradas pela Polícia Federal como doações clandestinas e detalhou diversos favores trocados entre ele e o governo, além de reuniões no Planalto a fim de que o esquema fosse mantido.

Ao final da matéria, Valério é tido como refém do Mensalão, com crises de pânico e temor de ser morto. A assessoria do ex-presidente ainda não se pronunciou sobre as acusações.

Fontes: Estadão, Folha e Agência Reuters. 



Ler Mais

Metade dos estádios da Copa do Mundo não atingiram 50% das obras


De acordo com relatório divulgado pelo Ministério do Esporte, metade dos estádios não alcançaram 50% da execução de suas obras

Por Marcello Barbosa

A Arena Recife é a obra mais
preocupante. (Banco de Imagens)
A menos de dois anos para a Copa do Mundo, muitos estádios não atingiram metade do cronograma estabelecido em agosto e a previsão de entrega é que seja entre junho e dezembro de 2013, sendo os estádios de Cuiabá (47%), Manaus (44%), Curitiba (45%), Porto Alegre (33%) e São Paulo (48%).

Segundo o secretário geral da FIFA Jérôme Valcke, os preparativos para o Mundial estão em “ritmo de cruzeiro”, além de ter sido informado não haver nenhum estádio em alerta “vermelho” ou em zona crítica. 


Em Natal, o Estádio Arena das Dunas é o que está em pior situação. As obras começaram há um ano e só neste mês serão montadas as arquibancadas. A entrega das obras está prevista para dezembro de 2013, seis meses antes do evento.

Em Fortaleza, o estádio Castelão é o mais avançado, com 87% das obras e com previsão de entrega em dezembro deste ano. Ele terá capacidade para 67 mil pessoas e também será uma das sedes da Copa das Confederações. As cidades de Belo Horizonte (78%), Brasília (72%), Rio de Janeiro (62%) e Salvador (70%) são as outras confirmadas para o torneio do ano que vem.
Para a FIFA, a Arena Recife é um dos estádios mais preocupantes por ter apenas 51% de suas obras concluídas e está pré selecionado para a Copa das Confederações.

Ler Mais

Novo tratamento para cura de tumores

Radioterapia é utilizada para
eliminar tumores.
(Banco de Imagens)

Nova tecnologia de radioterapia foi desenvolvida por cientistas, da universidade de Kioto no Japão. Criada para cuidar de tumores. Novo tratamento e composto pelo elemento químico boro.
Especialistas aguardam autorização para fazer o teste em pacientes que não tenham ficado totalmente curados após ter sofrido tumor cerebral. Nova técnica vai acelerar o tratamento, pelo nível de radiação que os pacientes irão receber. 







Fontes: Estadão, Portal Ciência Hoje.

Ler Mais

Estudo revela que significativa parcela de crianças desconhece fatores causadores de câncer


Pesquisadores fizeram uma análise e avaliaram que mais da metade dos entrevistados nada conhecem sobre o assunto
Por Dafne Mazaia
Pesquisa conclui que crianças
não sabem dos fatores de risco
para o câncer. (Banco de Imagens)
Uma pesquisa realizada no Reino Unido indica que grande parte das crianças não sabe o que provoca o câncer, um dos males mais conhecidos da humanidade. Os pesquisadores entrevistaram um grupo de 500 crianças, com a faixa etária de 9 a 16 anos.
O levantamento promovido pela organização Macmillan Cancer Support, situada no Reino Unido, revelou que as crianças desconhecem o que pode acarretar um câncer. Cerca de 4% delas acreditam que a doença é contagiosa, e  91% creem no ato de fumar como um dos fatores causadores da enfermidade.  Os pesquisadores também concluíram que mais da metade das crianças nada sabe sobre o tema. Uma em cada cinco delas não imagina o que significa possuir esta doença.
A entidade elaborou um livro intitulado de “Talking about Cancer" ("Falando sobre o câncer"), como intuito de levar a obra para os professores nas escolas, pois os dados, na opinião dos pesquisadores, demonstraram que o assunto merece mais destaque nas aulas. Para eles, o tema ainda é considerado um “tabu”, e gera polêmicas.
No Brasil, muitos concordam com os resultados obtidos pelos pesquisadores. Na visão de Eduardo Campos, morador da zona leste de São Paulo, nem seria necessário obter tais dados. “Isso é realidade, não é necessário fazer pesquisa. As crianças desconhecem as causas de várias doenças”, ele afirma.

Fontes: BBC, Portal Terra, Portal G1, Eduardo Campos.
Ler Mais

Folha de São Paulo define novo ranking para universidades brasileiras


Portal on-line apresenta método que permite classificar universidades conforme critérios que os internautas julgarem mais importantes

Por Dayane Melo

A Folha de São Paulo lançou neste mês o portal RUF (Ranking Universitário da Folha), um novo método de avaliação para as universidades brasileiras. O RUF avaliou 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades.

Na cidade de São Paulo, entre as instituições privadas avaliadas, a Universidade Mackenzie, a PUC e a Universidade Cruzeiro do Sul, ocupam nesta ordem os primeiros lugares. No quesito de citações de artigos científicos a Cruzeiro do Sul ficou em primeiro lugar.

Entre os benefícios do ranking, está o auxílio aos alunos do ensino médio na hora de escolher sua universidade. A estudante do 3º ano, Letícia Mendes afirmou, “Quero conquistar minha independência financeira, a graduação é fundamental, com certeza olho com mais atenção para as primeiras colocadas.”, declarou a jovem de 16 anos.
Para o Inep (Instituto do Ministério da Educação), responsável pelas avaliações, o RUF ajudará a melhorar o ensino superior no país. Dados como a qualidade da pesquisa e do ensino, a reputação no mercado de trabalho e a inovação nas instituições de ensino foram analisados.

No portal do RUF, os usuários podem criar seu próprio ranking, selecionando por estado e categoria. Também é possível definir o ranking a partir de seis classificações diferentes para os indicadores de pesquisa, ensino, mercado e inovação. Para Luiz Gustavo, empresário, 33 anos, “o bacana é que posso escolher o tipo de ranking que for mais importante para mim”, destacou. O endereço do portal é: http://ruf.folha.uol.com.br.


Ler Mais

Marta Suplicy é a nova ministra da cultura


Dilma dá posse a Marta e anuncia aumento na verba para a cultura

Por Camila Cardoso

No dia 13 de setembro, a presidenta Dilma Roussef apresentou Marta Suplicy como nova ministra da cultura. Dilma ainda anunciou em seu discurso um aumento de 65% no orçamento para esse ministério em 2013. Durante a cerimônia, as companheiras de partido trocaram diversos elogios e garantiram que a parceria tende a ser um sucesso.
Marta também discursou, prometeu marcar a gestão do ministério e lembrou sua experiência em implementar iniciativas culturais ao comandar a prefeitura de São Paulo. A nova ministra pediu apoio dos parlamentares na aprovação do Vale-Cultura, projeto que prevê como benefício a ajuda de custo de R$50,00 para famílias que ganham até cinco salários mínimos: “Agora vou fazer um apelo aos colegas da Câmara, que tenham o mesmo empenho para aprovação do vale-cultura”.

Marta assume o Ministério depois de Ana de Holanda deixar o cargo e queixar-se de constantes cortes nos investimentos.
Dilma agradeceu o período de Ana no ministério e reconheceu as dificuldades enfrentadas durante sua permanência. Porém, destacou que não só a cultura precisa de mais investimentos. O governo tem organizado as verbas de acordo com a necessidade.

Fontes: Estadão, O Globo.



Ler Mais

Banco Cruzeiro do Sul é liquidado após decreto do Banco Central


Negociações com o Banco Santander fracassam e Banco Cruzeiro do Sul é liquidado pelo Banco Central(BC)

Por Thalita Monte Santo

Comprador teria que desembolsar
mais de R$ 700 milhões.
(Banco de Imagens)
Nesta última sexta feira, (14), em São Paulo, foi decretado pelo Banco Central a liquidação do Banco Cruzeiro do Sul após o fracasso das negociações para a venda da instituição ao Santander. O BC também decidiu pela liquidação do banco Prosper, que teve proposta de mudança de controle para o Cruzeiro do Sul rejeitado pela autoridade monetária.

O Banco Cruzeiro do Sul teve um rombo contábil de R$ 3,1 bilhões e está com patrimônio negativo. Por não ter nenhum comprador, o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) recomendou a liquidação do banco, confirmada na manhã do mesmo dia pelo Banco Central.

A atitude tomada pode marcar a maior diminuição súbita bancária do país nos últimos sete anos. Para evitar liquidação, o FGC teria que encontrar um comprador e garantir  êxito nas negociações.

Uma das operações do Banco Cruzeiro do Sul afetada pela liquidação é o crédito consignado, que não motiva mais os grandes bancos a investirem em instituições menores. Bancos como Bradesco e Itaú estão exercendo essas operações com preços menores. Além do consignado, o banco também possui uma corretora e uma gestora de fundos.

A liquidação acontece justamente em um momento em que o governo está cobrando pela redução de custos de empréstimos, um dia antes do ocorrido, os papéis da instituição dispararam e subiram 24,5%, sinal de que o mercado acreditava em uma solução que não fosse a liquidação.

Segundo analistas, bancos de médio porte são os mais prejudicados, pois a pressão pela queda pesa sobre suas receitas e estimulam práticas de empréstimos mais arriscadas. 

Fontes: Estadão, Folha e Portal Revista Exame. 



Ler Mais

Estudo aponta que diplomados brasileiros tem maior vantagem salarial


Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico aponta que recessão ajudou a aumentar a diferença

Por Erick Matos

Brasil tem maior diferenca salarial
entre diplomados e pessoas sem
graduação
As pessoas com diploma de ensino superior no Brasil são os mais beneficiados no valor de seu salário, comparado a quem não tem essa formação, segundo estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O estudo realizado OCDE, intitulado “Olhar sobre a educação 2012”, analisou dados enviados por 42 países.
A organização constatou as diferenças salariais entre homens e mulheres.
A vantagem salarial de homens com graduação superior completa no país é de 67% e mulheres de 59%.
O estudo também aponta que essa diferença se acentuou durante a recessão econômica mundial, que afetou principalmente os países da Europa.
Os dados que apontam o Brasil como o país mais vantajoso em remuneração para diplomados foram baseados apenas em 32 países que forneceram as informações de forma correta nesse quesito.
Mesmo diante deste panorama favorável para quem cursa o ensino superior, o Brasil está entre os países que menos investe na educação em nível universitário, ocupando a 23ª posição em uma lista de 29 países.

Fontes: G1, BBC Brasil, Estadão.




Ler Mais

Moléculas de açúcar são encontradas em estrela

Moléculas podem contribuir para a
existência de vida em outros planetas.
(Banco de Imagens)

O Observatório Europeu do Sul (ESO) informou quarta-feira, 29, que uma equipe internacional de astrônomos detectou moléculas simples de glicose em gás que fica em torno de uma estrela. O radiotelescópio Alma no deserto do Atacama (Chile) foi o responsável pela descoberta. É a primeira vez que um dos ingredientes fundamentais para a vida é encontrado ao redor de uma estrela jovem.
Trata-se da estrela IRAS 16293-2422da constelação de Serpentário. Possui massa semelhante a do sol e pertence a um sistema binário, ou seja, onde há duas estrelas orbitando um centro comum. As moléculas encontradas são do tipo simples e parecidas com o açúcar que é usado comumente.  Muito se discute sobre a importância desse fenômeno no universo. De acordo com os cientistas, essa descoberta contribui para o estudo de como as moléculas são incorporadas a novos planetas, para descobrir como a vida pode se originar em outras partes do universo. O açúcar encontrado estava no local e altura corretos para contribuir na formação de vida.

Fontes: Estadão, Folha, G1.


Ler Mais

Brasileiro assina contrato com Houston Rockets da NBA

A NBA é considerada a liga de basquete
 mais importante do mundo.
(Banco de Imagens)

O jogador Scott Machado é o mais novo brasileiro a integrar a NBA, elite do basquete mundial. O armador nasceu em Nova York, tem nacionalidade brasileira e foi contratado pelo Houston Rockets. O bom histórico apresentado por Machado na liga universitária, atraiu a atenção do time americano. Apesar do contrato, o brasileiro terá de lutar pela conquista de uma vaga no time principal. O campeonato começa em outubro e tem final prevista para abril do ano que vem.


Fontes: Folha, Terra Esportes, Globo Esporte.  
Ler Mais

Paixão sem limites

(Banco de Imagens)

Crônica: Ciência e Tecnologia

Matheus de 22 anos é estudante de Turismo. Desde o ensino médio, seu maior sonho era viajar pelo mundo, conhecer os mais diversos lugares. Mas sua paixão sempre foi pela África do Sul, em especial pelo país Namíbia, por se tratar de um lugar onde existem muitos desertos em uma dimensão 15 vezes maior que a de Portugal. São 825 418 KM² de superfície. Apesar do sonho, havia um empecilho que poderia barrá-lo, ele não sabia falar fluentemente o idioma oficial do país, no caso, o Inglês, apesar do afrikaans e o alemão serem usualmente falados.  

                Assim procurou saber mais informações sobre o país em questão e sobre o idioma que não tinha pleno conhecimento, começou suas pesquisas em diversos sites de busca, sites de relacionamento para assim conhecer brasileiros que já foram para Namíbia e poderiam contribuir com sugestões providenciais. Em meio a suas pesquisas, Matheus encontrou um novo sistema para smartphones e celulares Android, esse aplicativo pode ser utilizado em qualquer lugar e oferece a tradução em texto e até mesmo a tradução em áudio para idiomas como inglês, japonês, chinês, russo e grego. Algumas funções podem ser usadas até mesmo sem internet. O tradutor tem cerca de 50 idiomas e um livro de frases para facilitar a comunicação. Tais informações bastaram para despertar o interesse de Matheus pelo novo aplicativo.

                No dia 09/05/2011, foi para a África do Sul e lá enfrentou muitas dificuldades de comunicação, pois só sabia o básico do idioma nativo. Não sabia se comunicar com os moradores da região, tinha dificuldade em pedir algum tipo de informação, ou até mesmo de ir a restaurantes e conseguir hospedagem. Pagou alguns micos na hora de pedir refeições em restaurantes, por não saber do que se tratava aquilo que ele estava pedindo. Algumas vezes, as pessoas não entendiam nada do que ele estava dizendo, arrumou confusões pelas ruas namibianas por não conhecer o idioma e até mesmo por ter dito coisas que não eram apropriadas para o momento. Mesmo com tantas dificuldades não desistiu do seu real objetivo de explorar o país, assim começou a utilizar o aplicativo tradutor e conseguiu se comunicar com os moradores. As dificuldades iniciais que havia enfrentado não se repetiam; estava se comunicando melhor com os moradores.

                Conheceu lugares que ele não poderia nem imaginar, fez amizade com pessoas nativas de Namíbia e com demais turistas. Com o avanço da tecnologia surgem novos benefícios como o aplicativo tradutor, que pode facilitar a vida de alguém quando mais se precisa. Neste caso, a tecnologia influenciou e muito a favor do estudante Matheus, que conseguiu se comunicar com as pessoas e até mesmo cumprir seu real objetivo de explorar o país.

Por Paloma Coltri
Ler Mais
 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011