Um santo entre seus devotos



Por Vitor Silveira

Ao me deparar com o ídolo do Palmeiras, Marcos, fiquei impressionado. Sua maneira de caminhar, seu olhar e seus modos me chamaram a atenção. O andar de Marcos Roberto Silveira Reis, ou para os íntimos, Marcão, era como se ao invés de pisar em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo - Av. Paulista, ele estivesse pisando entre uma e outra espiga de milho nas pequenas plantações de seu pai, lá em Oriente, município do interior de São Paulo, onde viveu boa parte da infância.

Entre um momento e outro no percurso até o prédio da Rádio Jovem Pan, onde faria uma participação, um cigarro era tragado. Segundo "São Marcos" - apelido criado pela torcida devido aos "milagres operados" em campo na época de goleiro -, o cigarro o tranquilizava e acalmava os nervos. Cada tragada o fazia lembrar da vida no interior e o fazia voltar às suas raízes, quando fumava o velho cigarrinho de palha e seu nome, pelo menos para sua mãe, era Marquinhos.

Marcos achava que não teria problema algum andar cerca de 600 metros na Av. Paulista. Que nem seria reconhecido. Mas não foi o que aconteceu. Um dos maiores nomes da história do Palmeiras parece não conhecer a grandeza que tem, o quão é reconhecido e a gratidão que o povo brasileiro sente por ele. Afinal, com a seleção brasileira, ele conquistou a Copa América de 1999, a Copa das Confederações em 2005, e, um de seus maiores feitos: trouxe o pentacampeonato mundial na Copa do Mundo em 2002.

A cada passo um autógrafo, um abraço, uma foto. Marcos não se importava. Pelo contrário, atendeu cada pessoa como se fosse um velho amigo lá da pequena Oriente. Ao ser solicitado para se apressar para não chegar atrasado ao programa da rádio, Marcos afirmou convicto, "Uai, nós já vamos chegar a cinco minutos do horário combinado mesmo. Deixa eu terminar de dar esse autógrafo e nós vamos”.

E assim foi mais um dia da nova vida do mito “São Marcos”. Sua aposentadoria no Palmeiras foi apenas nos gramados. Hoje sua vida é bem mais corrida entre entrevistas, fotos, visitas e, seu novo cargo como, embaixador do seu clube do coração, Sociedade Esportiva Palmeiras.

Ler Mais
 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011