Ex-atletas vão além das quatro linhas e criam projetos sociais

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jogadores de futebol aposentados, considerados craques por onde passaram, mostram qual é o valor de um trabalho concretizado


Por Rômulo Magalhães

Ex-jogador e Presidente da Fundação, posa para
foto ao lado do cônsul-geral britânico
e a crianças atendidas pelo projeto. (Divulgação)
Os ex-jogadores de futebol Raí Souza Vieira de Oliveira e Leonardo Nascimento de Araújo criaram a Fundação Gol de Letra que tem como principal objetivo estimular a educação por meio do esporte.
A Fundação Gol de Letra é uma organização sem fins lucrativos de caráter público e foi criada no dia 10 de dezembro de 1998 (Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos). Hoje, conta com a participação de mais de 1.200 pessoas, de 7 a 24 anos, realizando ações educativas complementares ao ensino médio, além de atividades relacionadas à arte, cultura, educação e esporte.
Essas atividades foram criadas devido a uma série de projetos que começou a ser desenvolvida, desde 1999, com programas como: Virando o Jogo, A Cara da Vila, Dois Toques e FAC (Formação de Agentes Comunitários).

“A Fundação é a concretização de um sonho que nasceu quando eu e Leonardo jogávamos juntos. Para colocar esse sonho em prática, aprendemos muito. Procuramos pessoas com conhecimento na área, ouvimos e estudamos para saber quais caminhos queríamos percorrer. Hoje, quando entramos na  Fundação ou andamos pela comunidade, podemos perceber que fomos além do que podíamos imaginar. Além da oportunidade de educação para crianças e adolescentes, vemos as famílias, os moradores do bairro completamente envolvidos nessa mesma oportunidade. Atuamos diretamente na gestão, integramos a equipe da Fundação, estudamos projetos, participamos de reuniões, tomamos decisões conjuntas, enfim, vivemos também um momento profissional diferente e essa experiência nos traz um prazer enorme”, comenta Raí Oliveira, Presidente da Fundação Gol de Letra em entrevista concedida à revista eletrônica responsabilidadesocial.com.

Em seus dez anos de existência, a Fundação já recebeu muitos prêmios, tendo como principais: Prêmio Top de Qualidade, concedido em 2004; Prêmio Itáu-UNICEF (Fundação das Nações Unidas para a Infância); Reconhecimento da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 2001 e 5º Prêmio da USP (Universidade de São Paulo) de Direitos Humanos, em 2004.

A fundação conta com alguns financiadores e parceiros institucionais. Os primeiros investem diretamente nos programas e projetos, alguns deles: Fundação American Express, Fundação Nike, Instituto Ayrton Senna, Johnson&Johnson, Toody e UNICEF. Já os parceiros institucionais investem seu conhecimento, produtos e serviços para o desenvolvimento institucional da Fundação: Gol Linhas Aéreas, Unimed Paulista e UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Além das parcerias, a fundação abre as portas para quem queira colaborar, tornado-se sócio-titular, voluntário ou fazendo doações de produtos e serviços.
Com duas sedes, em São Paulo e Rio de Janeiro, o presidente da Fundação ainda pensa em expandi-la para outras regiões do país, mandando monitores e implantando novos projetos.

“Nosso objetivo foi cumprido e eu, na verdade, realizei um projeto de vida”, conclui Raí, ao falar da sua meta e do parceiro Leonardo em entrevista concedida ao projeto Educar da revista Crescer do Grupo Abril.


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011