Agência Radar Jornalístico chega ao universo online

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Por Ítalo Silva

Já é certo que jornalismo, assim como muitas outras profissões só se aprende praticando. E qual o melhor modo de praticar jornalismo se não escrevendo? Mas, escrever simplesmente não basta, principalmente na era da internet, do 3G, da informação na palma da mão e no tablet; um meio mais que democrático, de fácil acesso e que pode reunir desde a prática da escrita aos recursos multimídia, tais como: vídeos, podcasts, charges animadas e pequenas animações em flash.

E não é por acaso que mais de 20% dos brasileiros têm acesso à rede de dados de alta velocidade - o ideal para acessar conteúdos multimídia – e já existem planos para alcançar mais de 40 milhões de pessoas com banda larga, ultrapassando o número de 90 milhões de pessoas conectadas, chegando a praticamente toda a população brasileira.

A Agência Radar Jornalístico se divide em diversas editorias, nela é possível que esse público em potencial busque assuntos interessantes em Esporte, Educação, Cultura, Cotidiano, Mundo, Saúde e Bem-Estar. Cada editoria conta, em média, com quatro estudantes de jornalismo, onde cada um desempenha funções como a de editor, revisor, repórter e redator. A responsável por este trabalho interdisciplinar no campus São Miguel é a professora mestre Regina Tavares de Menezes.

Vale lembrar que a própria identidade visual da Agência foi toda concebida e realizada pelos alunos do 5º semestre de jornalismo do campus São Miguel. A Ingrid Campos desenvolveu todo o lay-out da Agência. Já não é a primeira vez que ela se aventura na plataforma Blogger, desde 2004 possui seu próprio blog, e com trabalhos acadêmicos também usou o Wordpress para criar o blog do ReciklArt. O mascote e logotipo foram desenvolvidos “à seis mãos”: Adriano Henrique, Maurício Noronha e Renata Asp são os criadores de toda a identidade visual existente no site.

REDES SOCIAIS – A Agência não pode e nem poderá crescer sozinha. Logo, inserir-se no Twitter e no Facebook para divulgar o que a Agência publica é mais que necessário: é uma obrigação. Além de se inserir nessas redes sociais, seguir no twitter e ser seguido é importante para aferir como a produção da Agência chega ao seu destino final: o leitor. No Facebook também não é diferente: cada “curtir” que um link recebe, um comentário e até mesmo uma discussão que o link possa ter gerado já fez valer os esforços de cada membro da Agência.

Se até hoje você não conhecia a Agência Radar Jornalístico, seja bem vindo e explore cada editoria, pois cada futuro jornalista dessa Agência faz isso pensando em você, leitor.










0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011