Cruzeiro do Sul promove projeto de reaprendizagem

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estudantes de Letras produzem programa voluntário para auxiliar pessoas com dificuldades de leitura, escrita e interpretação

Por Jaqueline Bonfim




Jovens e adultos têm a oportunidade de aprender 
e compreender o português por meio do 
programa Unimel. (Banco de imagens)

A Universidade Cruzeiro do Sul, em parceria com os estudantes do curso de Letras, promove o programa Unimel - Programa Universidade na Melhoria da Escrita e Leitura. Desenvolvido desde 2006, é um trabalho constituído e elaborado pelos voluntários, os estudantes de Letras. A orientação é da coordenadora professora doutora Elisabeth Cury. O Unimel é voltado para o direcionamento de pessoas que tenham dificuldades em noções básicas na língua portuguesa ou que sejam analfabetos funcionais.

Para a UNESCO (União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura), analfabeto funcional é toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, lê e escreve frases curtas, realiza cálculos básicos, mas é incapaz de interpretar o que lê. Algumas pessoas que possuem essa deficiência chegam até a ocupar cargos altos em empresas, mas não conseguem compreender a palavra escrita e optam, por muitas vezes, em ouvir explicações de colegas ao invés de ler ou manusear computadores.

Vilma Lage de Souza, orientadora sócio-educativa e estudante de pedagogia, possui dificuldades na escrita e leitura. Ela participa do grupo de estudo da Unimel e afirma que as aulas lhe proporcionaram grandes melhorias no seu desempenho profissional. "Adoro ler, mas sou muito preguiçosa", comenta Lage.        

Segundo o voluntário Rodrigo Dévia, que está no 5° semestre do curso de Letras, o número de alunos em sala não é muito alto. São 15 alunos que compõem a sala. "Dá gosto de ajudar essas pessoas, pois vemos o interesse pela melhoria", afirma Dévia.

Muitos acham que o analfabetismo funcional é um mal e muitas vezes preferem se isolar a conquistar seu espaço no meio social, gerando um grande problema de desigualdade no Brasil.

Serviço:
Para fazer parte do Unimel, entre em contato com a Coordenação do Curso de Letras:
(11) 2037-5757

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011