Estudantes de Letras produzem programa voluntário para auxiliar pessoas com dificuldades de leitura, escrita e interpretação
Por Jaqueline Bonfim
![]() |
Jovens e adultos têm a oportunidade de aprender e compreender o português por meio do programa Unimel. (Banco de imagens) |
A Universidade Cruzeiro do Sul, em parceria com os estudantes do curso de Letras, promove o programa Unimel - Programa Universidade na Melhoria da Escrita e Leitura. Desenvolvido desde 2006, é um trabalho constituído e elaborado pelos voluntários, os estudantes de Letras. A orientação é da coordenadora professora doutora Elisabeth Cury. O Unimel é voltado para o direcionamento de pessoas que tenham dificuldades em noções básicas na língua portuguesa ou que sejam analfabetos funcionais.
Para a UNESCO (União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura), analfabeto funcional é toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, lê e escreve frases curtas, realiza cálculos básicos, mas é incapaz de interpretar o que lê. Algumas pessoas que possuem essa deficiência chegam até a ocupar cargos altos em empresas, mas não conseguem compreender a palavra escrita e optam, por muitas vezes, em ouvir explicações de colegas ao invés de ler ou manusear computadores.
Vilma Lage de Souza, orientadora sócio-educativa e estudante de pedagogia, possui dificuldades na escrita e leitura. Ela participa do grupo de estudo da Unimel e afirma que as aulas lhe proporcionaram grandes melhorias no seu desempenho profissional. "Adoro ler, mas sou muito preguiçosa", comenta Lage.
Segundo o voluntário Rodrigo Dévia, que está no 5° semestre do curso de Letras, o número de alunos em sala não é muito alto. São 15 alunos que compõem a sala. "Dá gosto de ajudar essas pessoas, pois vemos o interesse pela melhoria", afirma Dévia.
Muitos acham que o analfabetismo funcional é um mal e muitas vezes preferem se isolar a conquistar seu espaço no meio social, gerando um grande problema de desigualdade no Brasil.
Serviço:
Para fazer parte do Unimel, entre em contato com a Coordenação do Curso de Letras:
(11) 2037-5757
0 comentários:
Postar um comentário