Palestrante fala da importância do telejornalismo regional

terça-feira, 31 de maio de 2011

Com papel fundamental na divulgação da notícia, o telejornalismo ganha credibilidade em cidades interioranas

Por Elizabete Farias

Ricardo Café é sabatinado ao final de
sua palestra (Por Ítalo Silva)
No dia 18 de maio, em mais uma palestra da 9ª edição do EnCom, no campus Anália Franco, Ricardo Café (editor e apresentador da TV Mogi News) trouxe um pouco de sua experiência profissional aos alunos de jornalismo. Ele falou de como se tornou um jornalista conceituado em televisão, qual deve ser o perfil profissional do século XXI e como a tecnologia impacta no dia a dia da imprensa.

Para Café, com a evolução da tecnologia, a TV passa a ser vista como uma linha de montagem e, cada vez mais, o público quer rapidez e precisão dos fatos noticiados e para isso é preciso uma boa pauta. “A pauta é a magia da TV, fazer a matéria, estar junto à comunidade é fantástico. Eu entendi que além de ser jornalista tenho uma função social, que é ajudar as pessoas da região”, afirma o jornalista.

O telejornal regional tem características específicas, o texto, por exemplo, deve ter uma linguagem coloquial. Além disso, a seleção de temas para abordagem noticiosa deve levar em consideração o público-alvo, sempre, segundo Café.

"Com avanço da tecnologia nas empresas de comunicação em nível regional, a emissora tem que atentar à seleção dos fatos que compõem a notícia para que não haja desinformação ou o excesso de informações sem valor”, enfatiza o palestrante.

Por ser um experiente profissional no campo jornalístico, Ricardo Café falou sobre o caminho a ser percorrido para os futuros jornalistas que desejam trabalhar em uma emissora. Para ele, é preciso ter competência, escrever bem e ter “cara de pau”: “Quase sempre é bom começar por uma afiliada com humildade e para isso se deve bater na porta com o currículo em mãos”, acrescenta Café.

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011