Paulo Franco ministra palestra para alunos da Universidade Cruzeiro do Sul

sábado, 7 de maio de 2011

Membro do comitê artístico do SBT, Paulo Franco fala sobre conteúdo e estratégias de programação na TV.

Por Tamiris Gomes e Vitor Silveira
Paulo Franco fala de sua experiência aos
alunos da Cruzeiro do Sul.
(Por Samantha Henzel)
A Universidade Cruzeiro do Sul promoveu na segunda-feira, 25 de abril, a palestra “Conteúdo não é tudo! O Poder estratégico da programação” ministrada por Paulo Franco e realizada no campus São Miguel para alunos dos cursos de Comunicação Social.

Paulo Franco tem uma sólida carreira em grandes emissoras e experiência no ramo de direção de programação. Na Rede Record atuou em programas como A Fazenda, Ídolos e Troca de Família. Atualmente, trabalha no SBT como diretor geral do Topa ou Não Topa e do 1 contra 100 de Roberto Justus.

Em sua palestra abordou temas relacionados à grade de programação das emissoras, os aspectos comerciais, os processos de produção e as características de sucesso para que um programa permaneça no ar, tais como: audiência, faturamento e prestígio do produto.

Para Franco uma ideia precisa de pesquisa e de planejamento. “Um bom produto pode até resolver uma programação mal feita, mas o contrário não existe”, afirma o diretor.

Ele também enfatiza que não só o conteúdo faz com que um programa tenha sucesso, mas as estratégias de programação e detalhes como a monitoração de variáveis, mídias de chamada e até mesmo a duração de blocos e breaks influenciam no resultado do produto.

“Gostei muito da palestra. Gostei quando ele falou sobre o Ibope e o processo de como um programa fica ou não no ar. Com certeza essas informações ajudarão em meus projetos futuros”, conta Caroline Cristiane Braga de Ávila, estudante de Rádio, TV e Internet.

Segundo Eliel Almeida dos Santos, estudante de Publicidade e Propaganda, o conteúdo fornecido na palestra é de grande valia para estudantes da área. “A manipulação exercida pelos veículos de comunicação sobre o grande público é fator importante na montagem de uma grade de programação, pois, quem ajusta e impõe hábitos na sociedade é a própria mídia”, completa o estudante.

No final da palestra, Paulo Franco ainda presenteou cinco alunos com exemplares do livro “Os Adoráveis Trapalhões” lançado em 2007 e escrito por Paulo Franco e Luis Joly.

1 comentários:

Tamiris Gomes disse...

A palestra foi ótima, muito divertida e instrutiva!

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011