Jornalistas da área sindical e moda se apresentam no 2º Encontro com Profissionais

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alunos conhecem mais sobre a área de cada um dos segmentos apresentados


Por Mirian Freitas


Encontro com Profissionais apresenta
jornalistas do segmento sindical
 e moda. (Por Ítalo Silva)
Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul, campus São Miguel, realizaram no dia 29 de abril, o 2º Encontro com Profissionais. O evento contou com a presença dos profissionais da área sindical, o jornalista Val Gomes, que atua nesta área desde 1992 e a jornalista e publicitária, Susana Buzeli. Além disso, esteve presente Graziele Megaton, que trabalha na área de criação de Imagem e Styling de Moda, da empresa Marles, desde 2010.

Em um ambiente bastante agradável, as coletivas tiveram participação e realização dos alunos do 4º e 5º C, da disciplina "Produção Jornalística Segmentada", em que os profissionais responderam diversas perguntas de interesse dos futuros jornalistas. Por meio das questões, os alunos obtiveram conhecimento sobre as qualificações que o jornalista precisa ter para exercer a função, seja no segmento Sindical ou de Moda. Para aluna de jornalismo do 5ª semestre, Jennifer Alves, os encontros foram interessantes, pois mostraram um segmento do jornalismo que ela desconhecia, o Sindical e depois do encontro ela pensa em mais uma área de trabalho para seguir.

O que é preciso para ser um jornalista desta ou daquela área? É a dúvida que todo iniciante na carreira tem. É claro, toda área exige características específicas para exercer a função, e o profissional do segmento Sindical não é diferente. Suzana explicou que o jornalista sindical deve ter sensibilidade social e política para trabalhar nesta área. "O profissional formado não exerce somente a sua profissão, é preciso ter a linguagem de todas as comunicações", afirma. Val Gomes confirma esta teoria: “A gente é ao mesmo tempo profissional e militante”. Já a jornalista Graziele Megaton deu dicas para quem quer atuar no segmento da Moda: “Para quem quer manter-se atualizado na área da moda, é bacana consultar sites, blogs, livros e revistas”.

Para quem preenche os requisitos do jornalismo sindical e quer seguir a carreira, vai outra boa notícia: “Existe um mercado promissor na área sindical, o Brasil tem mais de 10 mil sindicatos, é um mercado grande”, conta Gomes.

Para os futuros jornalistas de moda, o que é indispensável, é estar por dentro do que é influência no momento. Estes profissionais devem estar muito atentos à TV, segundo Grazile Megaton. As novelas, por exemplo, influenciam muito a moda. “Uma área pouco divulgada, porém cheia de detalhes que para o profissional do segmento faz toda a diferença”, comenta Jéssica Cardoso, aluna do 5º semestre de jornalismo.



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