Amamentação proporciona benefícios para a mãe e para o bebê

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pesquisas revelam que crianças amamentadas com leite materno evitam algumas doenças, assim como a mãe

Por Fabiola Ferreira 

(Banco de Imagens)
Ao ser amamentado com o leite materno, um bebê terá maior imunidade para evitar algumas doenças. Esse leite é ideal para os primeiros seis meses de vida, pois proporciona os nutrientes necessários e é de fácil digestão e absorção. Ele também contém anticorpos e glóbulos brancos, que protegem de infecções, evitando doenças como diarréia, distúrbios respiratórios, otites, infecções urinárias e até mesmo as dores de ouvido.

Especialistas também acreditam que o bebê amamentado conforme o recomendado terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Em mulheres que amamentam, ajuda no combate à osteoporose, além de proporcionar redução do sangramento após o parto e a probabilidade de ocorrerem certos tipos de câncer. Por isso, os pediatras e a Organização Mundial de Saúde (OMS) incentivam as mães a optarem pela amamentação. Ótimos motivos não faltam para que o leite materno seja um companheiro nos primeiros tempos de vida da criança.

É importante ressaltar que as mães que tiverem algum tipo de problema e não puderem amamentar, uma possível solução é o banco de leite, onde mulheres que produzem muito desse alimento fazem a doação do líquido. Lembrando que apenas é possível fazer a doação mulheres não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não são fumantes e não ingerem bebidas alcoólicas.

Segundo a OMS, é muito importante essa doação, já que não gera nenhum problema para a mãe doadora ou para o bebê e não reduz a produção de leite, ao contrário, quanto mais a mulher amamenta, mais as glândulas mamárias são estimuladas a produzir leite. Renata Silva se satisfaz com o trabalho e diz: “acho que o banco de leite tem sido fundamental nessa batalha. É um trabalho bonito. Tive dificuldades no começo para amamentar meu filhote, mas agora estou o amamentando como nunca”, afirmou a mãe.

Existem aproximadamente 180 unidades de Banco de leite em todos os estados brasileiros. Para consultar se há um perto de sua casa, entre no endereço eletrônico www.redeblh.fiocruz.br.

São Paulo é o Estado que tem o maior número de bancos de leite humano, com quase 50 centros especializados.

Fonte: Secretaria de Saúde
Fonte: Organização Mundial de Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011