Prefeitura de Guarulhos instala no-breaks nos semáforos da cidade

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Três faróis do município já recebem essa tecnologia e há planos para expansão
 
Por Rômulo Magalhães

Semáforo da Avenida Tiradentes com Avenida Paulo Faccini já
possui a tecnologia no-break. (Por Rômulo Magalhães)
Ao sofrer por quedas constantes de energia elétrica, o Departamento de Trânsito, órgão vinculado à Secretária de Transportes e Trânsito da cidade de Guarulhos decide instalar no-breaks nos semáforos do município.

Os no-breaks, também conhecidos como UPS (Fonte de alimentação ininterrupta) é um sistema elétrico que entra em ação, alimentando o controlador de semáforos quando há interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Segundo a Assessoria de Gestão I do Departamento de Trânsito, os no-breaks permitem que os semáforos continuem funcionando mesmo na falta de energia elétrica evitando assim o descontrole do trânsito comum nesta situação. O equipamento protege o controlador e os grupos focais de descargas elétricas diminuindo o custo de manutenção destes equipamentos.

Caso haja queda de energia elétrica, os no-breaks são acionados automaticamente e funcionam somente por duas horas. “No conjunto instalado para teste a autonomia é de aproximadamente duas horas, mas o oferecido para a prefeitura terá autonomia de aproximadamente quatro horas e nada impede de montarmos um banco de baterias que possa ter autonomia de oito horas ou mais”, argumenta Lídia Mariano, representante da Assessoria de Gestão.

“Gostei dessa tecnologia, achei importante. Ajuda evitar acidentes, pois as pessoas não vêem o cruzamento, resultando nesses acidentes”, comenta Antony Lopes, morador da cidade de Guarulhos há 26 anos.

Os no-breaks já foram instalados em três semáforos: Avenida Tiradentes com Avenida Paulo Faccini, Avenida Guarulhos com Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (Anel Viário) e na Avenida Tiradentes com o Anel Viário. Se o resultado for satisfatório, a prefeitura expandirá a tecnologia em mais 50 sinais de trânsito.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011