Cresce o número de assaltos a carteiros na Zona Leste

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Com o aumento das vendas via internet, eleva-se a quantidade de roubos aos colaboradores dos Correios

Por Maurício Noronha

Veí­culo utilizado para entrega de
mercadorias pelos Correios. (Por Maurí­cio Noronha)
Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vêm sendo vitimados por constantes assaltos. “Em um mês chega a ocorrer mais de 40 na região da Zona Leste que abrange a faixa de CEP 08”, afirma Edvaldo Silva de Novaes, supervisor de operações do Centro de Entrega de Encomendas de Itaquera (CEE). Segundo ele, um dos bairros mais perigosos para se trabalhar é o da Cidade Tiradentes, onde a incidência de roubo ao Sedex é maior. Regiões como Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Guaianazes, Itaquera e Ermelino Matarazzo também sofrem do mesmo mal.

Em alguns casos os assaltantes roubam a carga, ameaçam com revólver e sequestram o carteiro até descarregarem todo o produto do roubo. O prejuízo para os Correios é sanado com o seguro que é pago por cada encomenda roubada. Já para os funcionários o problema não é simples de resolver. Psicologicamente abalados muitos não conseguem manter um convívio social e familiar em equilíbrio. É o caso de José Carlos Gomes da Silva, carteiro motorizado que já sofreu 13 assaltos. “Não tive nenhum respaldo, principalmente do setor de segurança do trabalho, nem apoio psicológico”, relata revoltado, Gomes que se queixa também do tratamento que teve na delegacia onde foi fazer o boletim de ocorrência. “Lá o tratamento é o pior possível”, conclui.

Segundo o Delegado do 67º Distrito Policial, localizado no Jardim Robru, Antônio Fernando Paparella, os clientes e carteiros que tiverem seus documentos ou encomendas extraviados podem registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia ou no site da Polícia Civil. “É imprescindível o registro dessas ocorrências, principalmente quando se trata de documentos, pois esse procedimento pode evitar eventuais problemas futuros”, explica.

Os transtornos ocasionados aos clientes são diversos. A auxiliar de enfermagem Adaice Maria de Noronha, 29 anos, conta que comprou algo para dar de presente de Natal, mas só recebeu no final de janeiro. “Eu ligava pra cancelar a compra e me diziam que o produto tinha sido roubado e que já estariam postando outro. Tive que esperar muito tempo pra poder dar o presente”, menciona.

Muitos motivos podem explicar o aumento de crimes desse tipo. O grande aumento de vendas via internet contribuem diretamente para um crescimento voraz de assaltos a carteiros. Durante muito tempo pesquisas apontavam os Correios como a instituição mais confiável perante a sociedade, ficando muitas vezes na frente da família e do corpo de bombeiros. Os assaltos aos carteiros e as constantes reclamações de clientes estão mudando esta imagem.

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