Com
o aumento das vendas via internet, eleva-se a quantidade de roubos aos
colaboradores dos Correios
Por
Maurício Noronha
Veículo utilizado para entrega de mercadorias pelos Correios. (Por Maurício Noronha) |
Em alguns casos os
assaltantes roubam a carga, ameaçam com revólver e sequestram o carteiro até
descarregarem todo o produto do roubo. O prejuízo para os Correios é sanado com
o seguro que é pago por cada encomenda roubada. Já para os funcionários o
problema não é simples de resolver. Psicologicamente abalados muitos não
conseguem manter um convívio social e familiar em equilíbrio. É o caso de José
Carlos Gomes da Silva, carteiro motorizado que já sofreu 13 assaltos. “Não tive
nenhum respaldo, principalmente do setor de segurança do trabalho, nem apoio
psicológico”, relata revoltado, Gomes que se queixa também do tratamento que
teve na delegacia onde foi fazer o boletim de ocorrência. “Lá o tratamento é o
pior possível”, conclui.
Segundo o
Delegado do 67º Distrito Policial, localizado no Jardim Robru, Antônio Fernando
Paparella, os clientes e carteiros que tiverem seus documentos ou encomendas
extraviados podem registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia ou no site da
Polícia Civil. “É imprescindível o registro dessas ocorrências, principalmente
quando se trata de documentos, pois esse procedimento pode evitar eventuais
problemas futuros”, explica.
Os
transtornos ocasionados aos clientes são diversos. A auxiliar de enfermagem
Adaice Maria de Noronha, 29 anos, conta que comprou algo para dar de presente
de Natal, mas só recebeu no final de janeiro. “Eu ligava pra cancelar a compra
e me diziam que o produto tinha sido roubado e que já estariam postando outro.
Tive que esperar muito tempo pra poder dar o presente”, menciona.
Muitos motivos podem explicar
o aumento de crimes desse tipo. O grande aumento de vendas via internet
contribuem diretamente para um crescimento voraz de assaltos a carteiros.
Durante muito tempo pesquisas apontavam os Correios como a instituição mais confiável
perante a sociedade, ficando muitas vezes na frente da família e do corpo de
bombeiros. Os assaltos aos carteiros e as constantes reclamações de clientes
estão mudando esta imagem.
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