15º Encontro de Ferreomodelismo realizado na cidade de São Carlos
atraiu turistas de todo o Brasil; além das miniaturas, os trens que lá circulam
foram atrações
Por Ítalo Silva
No último dia 20 de agosto, São Carlos, à 250 quilômetros da capital foi palco
de um dos maiores eventos de ferreomodelismo, a arte de reproduzir trens em
escala real. Tal arte iniciou com importações por parte de joalheiros
paulistanos e, desde 1967 as Indústrias Reunidas Frateschi dedica-se
inteiramente a fabricação de modelos nacionais de trens que circulam pelas
ferrovias nacionais e internacionais.
O evento reuniu cerca de 4.000 pessoas, segundo estimativas da organização do Encontro: ”Este foi o 4º Encontro Frateschi realizado em São Carlos e tivemos lá cerca de 3000 a 4000 pessoas. Dentro do previsto, como nos demais”,conta o próprio Celso Frateschi, segunda geração do comando da empresa e quem trouxe à tona a dedicação de transformar a Frateschi em fabricante exclusiva de modelos ferroviários. Além do público local e do estado de São Paulo, segundo Frasteschi, estiveram presentes ferreomodelistas de vários estados como Curitiba, Porto Alegre, Brasilia, Ponta Grossa, Blumenau, Joinville, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Uberaba, entre outros. Participaram, com modelos construídos artesanalmente de um concurso para avaliar os melhores modelos definidos em classes, como locomotivas, vagões de cargas por tipo como o hopper -para transporte de grãos e açúcar-, prancha para transporte de conteineres, cegonheira etc., carros de passageiros, carros-correio (transporte de correspondências), Trens-Unidades Elétricas e Diesel -TUE's e TUD's, respectivamente- e “Litorina”, veículo automotriz dotado somente um carro com motor à diesel ou elétrico, com capacidade média de até 50 passageiros de luxo.
Para incentivar os presentes a produzir seus próprios modelos, vários trens e locomotivas além dos que estavam competindo foram expostos. Desde modelos de fabricação própria da Frateschi com poucas modificações (como a simulação de manchas de óleo, poeira e lama), até os casos onde junto as maquetes, as composições beiravam o realismo. Para citar um exemplo, um ferreomodelista reproduziu uma zona industrial por completo, onde até mesmo as chaminés soltavam fumaça.
Além das maquetes que reproduzem o extremo realismo, haviam outras que possuem controle eletrônico de movimentação dos trens, da aceleração dos trens quando carregados e a reprodução dos sons dos trens, feito por meio de captação do trem em operação e, em casos específicos, a própria fabricante fornecendo os sons originais das composições. E no evento, também foi comemorado os 30 anos de serviço dos carros da fabricante Budd (montados e projetados aqui pela extinta Materiais Ferroviários Sociedade Anônima – Mafersa) na Rede Ferroviária Federal S. A – RFFSA. As linhas e ramais da RFFSA que operaram com esse carro foram lembradas com a venda de um carro-correio com a logomarca do evento e a simbologia dos 30 anos.
Evento contou com diversos patrocínios de empresas ferroviárias. (Foto por Ítalo Silva) |
Agora, dos trens que a Frateschi produz, os mais vendidos são as caixas básicas do Cargueiro Fepasa e Cargueiro RFFSA. “Sem números, as caixas básicas mais populares continuam sendo a 6511 e 6512”, conta Frateschi. “Ao longo de seus 44 anos, a Frateschi nunca deixou de lançar novos produtos e aprimorar os existentes”.
Os “trenzões” de São
Carlos
Enquanto as maquetes, sorteios, conversas entre
entusiastas e vendas da loja Frateschi presente no evento ocorriam a todo
vapor, a via férrea de São Carlos não parava. A estação tinha uma
peculiaridade, um pátio e uma linha para cruzamento, logo, era um local
estratégico logisticamente para a operadora local, segundo justificou Celso
Frateschi as paradas das locomotivas na estação: “Isso não é nem uma
coincidência, e nem uma propaganda, mas um dos motivos pelos quais escolhemos
São Carlos para realizar os Encontros. É que os trens da ALL cruzam em São
Carlos, o que os faz ficar parados aguardando tempo para seguir adiante”.
Tanto que, as locomotivas da logística de grãos e
açúcar da América Latina Logística - ALL, a Rumo, dentre esses trens eram as
grandes atrações. As cores vivas -azul e suas variações- chamavam a atenção do
público presente. Os vagões hopper, projetados especialmente para transportar
as cargas da Rumo também seguiam as cores da empresa, além dos vermelhos da
própria ALL e os verdes oriundos da Ferronorte/ Brasil Ferrovias.
Após esse evento, Frateschi já anunciou os próximos
eventos, dois já realizados e mais um a ser realizado em outubro: “Nos próximos
dias 02 e 03/09 teremos o encontro de Bebedouro e depois, em outubro, o de
Bauru”.
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