Núcleo de Enfermagem da Universidade Cruzeiro do Sul oferece diversos tratamentos e exames

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pacientes podem fazer exames de papanicolau, acupuntura, terapia de florais e alunos podem aprender a enfermagem na prática

Por Thais Saraiva
Revisão: Jennifer Alves


Moradores de São Miguel e região têm a opção de realizar exames e tratamentos na Universidade Cruzeiro do Sul. O Núcleo de Enfermagem da universidade oferece avaliação da saúde da mulher, que inclui exame papanicolau, avaliação da saúde da criança – desenvolvimento infantil, grupo de curativos, terapia de florais, avaliação de saúde mental, acupuntura para controle de estresse e grupo de atendimento à gestante, em fase de projeto.

É a professora que prepara o
florais para os pacientes.
(Foto por Mírian Freitas)
Segundo a enfermeira Eulália Rezende que trabalha no núcleo, somente este ano, foram atendidas 246 pessoas. Para a comerciante Márcia Maria Olmo, que faz terapia de florais há 30 dias, o tratamento já a ajudou bastante. “Sofri um acidente e não queria mais sair na rua, comecei a sentir muito medo. Uma amiga me indicou a terapia de florais da Cruzeiro do Sul e em 30 dias já percebi uma grande melhora, já consigo sair na rua à noite”.


A professora de enfermagem e terapeuta Elisete Manfrin atende em média 5 pacientes por semana na terapia de florais. “Nós estamos tendo bons resultados para fibromialgia, que é uma doença difícil de ser tratada. A professora Leila Moussa do curso de fisioterapia nos envia os pacientes e um tratamento complementa o outro”.
A aluna Vanessa fez estágio no Núcleo de
enfermagem e afirma que a experiência
foi ótima. (Foto por Mirian Freitas)
O tratamento com florais dura 6 meses e seu objetivo é o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar o estresse, depressão, pânico, cansaço físico ou mental, sensibilidade excessiva, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.

Além de beneficiar os pacientes, os alunos também são beneficiados por vivenciar o dia a dia da enfermagem. A aluna do 4º semestre de enfermagem Vanessa Lucia de Almeida, já participou do estágio no grupo de avaliação de saúde mental e curativo. “Eu acho importante este estágio porque a gente passa a ter um ponto de vista diferente. A gente põe a mão, participa e opina. É bem melhor aprender na prática”.
Terapeuta e paciente. Márcia está satisfeita
com o tratamento. (Foto por Mirian Freitas)
Para fazer algum exame ou tratamento não tem burocracia e não é preciso ser morador de São Miguel, basta verificar a disponibilidade dos horários e dias e levar o RG no dia da consulta. Agendamentos ou dúvidas pelo telefone: 2037-5743.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011