Alunos de Jornalismo do campus São Miguel promovem o 3° Encontro de Assessores de Imprensa

terça-feira, 25 de outubro de 2011


Palestrantes trazem o universo da assessoria para mais próximo dos estudantes

 Por Mariana Tavares e Tamiris Gomes
As assessoras Camila Bragion e Alice Cardoso 
esclarecem dúvidas dos alunos. (Por Tamires Freitas)


Na última terça feira, 18, ocorreu na Universidade Cruzeiro do sul, o 3º Encontro de assessores de imprensa. Alunos de Jornalismo e Relações Públicas puderam conhecer melhor sobre o dia a dia destes profissionais. O evento foi fruto de um trabalho realizado para a disciplina “Jornalismo Empresarial”, e contou com a presença de Alice Cardoso, assessora de imprensa da subprefeitura de Guaianazes atuante na área desde 1995, e Camila Bragion que presta serviços de assessoria a arquitetos e gastrônomos, e está na área desde 2007.

Com trajetórias em áreas bem diferentes, as profissionais formaram uma equilibrada discussão sobre como atuar em órgãos públicos e na assessoria privada, citaram exemplos e orientaram os alunos sobre situações com que estes profissionais sempre têm de lidar: “É fundamental saber se relacionar, saber trabalhar com a liderança, e principalmente ter profissionalismo”, afirmou Alice.


As palestrantes foram alvo de inúmeras perguntas sobre seu cotidiano, trocaram experiências e contaram como chegaram até seu trabalho atual. Durante os questionamentos, as convidadas ressaltaram a importância do estágio na vida dos estudantes, e como conhecer a fundo o produto ou cliente assessorado faz toda a diferença para ser bem sucedido na profissão.

Para Aline Maciel, estudante do 6º semestre de Jornalismo a diferença entre os dois tipos de assessoria foi importante para que se tenha uma visão mais ampla “É muito bom conhecer aspectos diferentes e ver que podemos atuar em diversos ramos de assessoria”, afirma.

Durante o encontro, as convidadas conseguiram quebrar muitos tabus e mostrar o quanto se pode fazer jornalismo na área de assessoria: “O que eu posso dizer sobre a minha visão de assessoria de imprensa é para que percam essa impressão de que é algo muito institucional, que é chato e totalmente corporativo, tem novos mundos a se explorar além desse”, concluiu Camila.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011