6° edição Festival do livro e literatura movimenta São Miguel

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Atividades culturais e educativas são disponibilizadas, gratuitamente, à população

Por Mariana Tavares

Palestrantes e convidados discutem antes do início
do debate. (Foto por Mariana Tavares)
Nos dias 25,26 e 27 de outubro ocorreu em São Miguel o Festival do Livro e da Literatura.
A 6° edição do evento, promovido pela Fundação Tide Setubal, reuniu jornalistas, poetas, autores de livros, músicos e outras categorias artísticas.
Todas atividades do Festival foram gratuitas, incluindo palestras, narração de historias, debates, rodas de conversa,teatro e tendas de leitura em vários pontos da Zona Leste de São Paulo.
No dia 26/10, o Festival passou pela praça conhecida como ‘Morumbizinho’, localizada em frente à Universidade Cruzeiro do Sul. Às 19 h, ocorreu um debate com o jornalista Jairo Marques e a autora e advogada Thays Martinez. Durante a discussão, eles abordaram temas relacionados à acessibilidade para deficientes no dia a dia da cidade de São Paulo. Segundo Thais Martinez, a cidade deixa ainda deixa a desejar nesse aspecto, por isso é tão importante debater a questão junto à comunidade.
Tenda de leitura apresenta aumento do volume de visitantes
em relação às outras edições.  (Foto por Mariana Tavares) 
A tenda de leitura, fruto de uma parceria entre a Fundação e uma empresa particular, esteve aberta para visitação durante todo o dia, recebendo alunos e da Universidade e moradores do bairro. Foi o caso de Marlene de Lima Cardoso, a fiscal passou pela tenda e ficou muito satisfeita em conhecer o evento: “Acho que é muito importante esse tipo de ação, porque incentiva a cultura e a leitura”, comenta.
Felipe Serafim, agente comercial da empresa que disponibilizou os livros, afirmou estar satisfeito com o resultado: “Estamos recebendo bem mais visitantes, quando estamos dentro da fundação, o espaço é menor, estamos tendo um bom retorno”, afirma.
De acordo com a fundação, todos os participantes são voluntários, porém recebem ajuda de custo para transporte e alimentação pelo apoio do Ministério da Cultura.
O idealizador do evento, Tião Soares, diz que no decorrer dos anos, o Festival vem trazendo resultados cada vez mais positivos, como a ampliação de espaços de leitura, cultura e criação de grupos na região. O também, coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal, acredita que iniciativas como essa diminuem o apartar das pessoas, promovem a afetividade e a solidariedade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011