Brasileiros recorrem ao Enem para conseguir diploma do Ensino Médio

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Número de participantes da prova com esse objetivo representa 10% do total de candidatos

Por Aline Maciel e Nathalia Alves

Simone já se prepara para realizar o Enem 2012 a fim de
conseguir o diploma do ensino médio. (Por Aline Maciel)

Ter a possibilidade de conquistar a certificação do ensino médio por meio do ENEM é uma realidade desde 2009. As pessoas que por algum motivo não concluíram os 11 anos de estudo equivalentes à conclusão do Ciclo II de ensino podem requerer, das secretarias estaduais de educação, a emissão do diploma com base nos resultados do exame. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os centros federais de educação tecnológica também podem emitir o certificado de acordo com o bom desempenho na prova.

Para que isso seja possível, o requerente precisa ter realizado o exame com pelo menos 18 anos completos e ter obtido o resultado mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) e 500 pontos na redação. Para a professora de letras Soraia Sousa, 34, a pontuação exigida é suficiente como forma de aprovação. “Se o indivíduo teve o número de acertos necessários e fez uma redação satisfatória, ele merece sim a certificação, muitos alunos que concluem o ensino médio de forma convencional não conseguem isso”, aponta à docente. Ainda segundo Soraia, isso desburocratiza a educação, além de proporcionar novos horizontes profissionais. 

Na última prova, realizada nos dias 22 e 23 de outubro, 545 mil participantes se inscreveram com o objetivo de conseguir o certificado de conclusão do ciclo II. Esse total equivale a 10% dos inscritos no exame, que chegou a 5,3 milhões. No ano em que essa medida passou a vigorar não foi bem assim: em 2009 apenas 197 mil candidatos assinalaram na capa da prova esse objetivo. A grande mudança aconteceu já em 2010, o número saltou para 539 mil.

O fato de 62,6% dos brasileiros acima de 25 anos não ter 11 anos ou mais de estudo pode ter contribuído para o aumento dessa procura. Os dados são do último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgado pelo IBGE em 2009.

Simone Oliveira é uma das pessoas que sonham em obter o diploma do ensino médio. Aos 37 anos, a locutora não concluiu seus estudos na juventude por ter optado em trabalhar e ter sua independência financeira. “O trabalho me proporcionou muitas coisas boas, mas na verdade, sempre tive a sensação de algo ter ficado pendente, então resolvi fazer o supletivo do sistema EJA”. Agora que descobriu a possibilidade de obter certificado por meio da prova do Enem, faz planos para o futuro: “Infelizmente, quando fiquei sabendo disso já era tarde para eu fazer minha inscrição, mas com certeza no ano que vem tentarei, é muito difícil encarar uma sala de aula depois de adulta e com tantas tarefas diárias”, afirma Simone.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011