Em três anos de existência, o Museu do Futebol recebe mais de um milhão de visitantes

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O espaço público da Secretaria de Cultura do Estado, mais visitado em 2010, atrai o público com tecnologia e emoção

Por Sandra Mesquita e Tamires Freitas

A história do futebol e os
principais acontecimentos
 do país em cada década.
(Por Fabiana Chagas)
Instalado sob as arquibancadas de um dos estádios mais importantes do Brasil, o Pacaembú, o Museu do Futebol surpreende seus visitantes contando a história da chegada do futebol ao Brasil. Desde sua inauguração, em 2008, já alcançou a marca de mais de um milhão de visitantes.

Diferente de um museu tradicional o espaço causa surpresa já na sua entrada. Para os amantes do futebol é uma viagem ao tempo e aos templos da bola. Campo e gol interativo, imagem e o som das torcidas em 3D, cada tecnologia leva o público a reviver a emoção de um estádio. O Museu não se limita só ao mundo da bola, mas aborda também fatos recentes do país, onde é possível encontrar as mais diferentes informações: de Ayrton Senna ao impeachment de Collor e a primeira revista brasileira a divulgar o uso da camisinha.


Nas telas a genialidade de Garrincha, um dos
maiores ídolos do futebol. (Por Fabiana Chagas)
Para Eduardo Lemos, assistente de comunicação, uma das razões do sucesso é que o ambiente não atrai só os apaixonados pelo esporte. “O Museu conquista as pessoas justamente por não falar apenas sobre a história do futebol, mas por ligá-la, sempre, à história do Brasil”, afirma Lemos.

Casal alagoano aproveita o último dia na
 capital para conhecer o Museu.
(Foto Fabiana Chagas)
Referência em acessibilidade o Museu se destaca por ações que visam a inclusão de todos os públicos, como o projeto “Deficiente Residente” que propiciou duas pessoas com deficiência intelectual a residirem por três meses no local. Em 30 de outubro, encerrou a exposição “Um Olhar com Outro Olhar”, contemplada por 200 mil pessoas, desde a sua inauguração em junho deste ano. José Rodrigues Neto, orientador, fala da reação das pessoas ao saírem da exposição: “tinham um ar de curiosas, mas ao mesmo tempo em que o som das jogadas causava-lhes espanto, também os fascinava”, afirma o funcionário do Museu.
José e Zilda Matricardi destacam a
organização e a variedade de informações
do local. (Foto Fabiana Chagas)

Os alagoanos Gabriela de Mello e Pedro Henrique de Oliveira, no último dia na capital paulistana resolveram conhecer a nova referência cultural. Gabriela, que é flamenguista, atenta a todas as informações dos monitores, diz que no Museu do Futebol “é possível encontrar a história que o brasileiro se orgulha de ter”, aponta a torcedora empolgada.

O casal José e Zilda Matricardi, moradores da zona norte de São Paulo, também estavam visitando pela primeira vez. Na sala repleta de fotografias em molduras envelhecidas, consideraram o local bastante organizado e com muitas informações. Dentre muitos elogios, tinham apenas uma reclamação: “idoso não tem que pagar nem meia”, afirmou, brincando, o senhor Matricardi.
José Rodrigues, orientador do Museu,
fala da reação do público. (Foto Fabiana Chagas)
Neste ambiente onde a história do país do futebol é mostrada em pequenos televisores, telões e equipamentos multimídia, a sensibilidade é despertada em crianças, jovens e adultos. Brasileiros, italianos, portugueses, espanhóis, todos atraídos por um único sentimento: o amor ao futebol.

Serviço:

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/nr
Horário de funcionamento:
das 9h às 18h Entrada: R$ 6,00.
Estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada

Às quintas-feiras, a entrada é gratuita.
Tel: (11) 3664-3867

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011