Escola de lata vira pista de skate

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Espaço público localizado na Zona Leste, onde antes funcionava uma escola de lata, é transformado em pista de skate e palco de campeonato



Exposição de arte realizada pelos skatistas (Por Maurício Noronha)
O atleta profissional de skate Augusto Fumaça é um exemplo a destacar. Ele é o responsável e idealizador do Campeonato de Skate que já está na sua sexta edição. O evento acontece no Itaim Paulista, em um local abandonado. “Reformamos tudo. Derrubamos as paredes de lata, limpamos o lixo e colocamos alguns obstáculos”, afirma Fumaça.
 Procurada por nossa equipe, as subprefeituras do Itaim Paulista e da Vila Curuçá não falaram sobre a situação do local. Maria de Lourdes, vizinha da pista de skate nos conta que com o fim da escola o poder público abandonou o local. “As pessoas começaram a jogar entulho. Estava abandonado, depois os meninos começaram a limpar. Assim é melhor”, diz a moradora.
Grafites e pixações nos muros, restos de banheiros depredados e muitas pessoas felizes compõem o cenário do chamado “Mutirão Family”. O nome foi inspirado pelos conjuntos habitacionais que existem ao redor do local e pelos laços familiares valorizados pelos skatistas. “O skate é simplicidade, é humildade, é respeito e muito mais. Aqui no mutirão eu encontro tudo isso. Fora a escadaria que é animal”, conta Paulo Henrique, estudante e skatista que anda no local.
 O skatista Augusto Fumaça é o idealizador do campeonato
 que atrai dezenas de jovens anualmente (Por Maurício Noronha)
Fumaça nos conta que certa vez apareceu um político durante a realização de um campeonato prometendo ajuda e melhorias para o local. O mesmo político foi eleito e nunca mais apareceu por lá. Após superar dificuldades como esta no início do projeto, o skatista espera que o evento ganhe destaque. “Meu sonho é dar uma moto como prêmio para o ganhador. A valorização do atleta é muito importante”, enfatiza.
Fumaça acredita na força do esporte como elemento de resgate social. “Sempre tento passar para eles a importância de estudar. O skate proporciona um aprendizado muito importante: nunca devemos desistir perante os obstáculos”, frisa Fumaça. Ele nos conta que tem 30 anos de idade, 19 de skate e cinco como profissional. Ele é casado, pai de quatro filhos e diz dever tudo ao skate.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011