Classe C economiza comprando no “atacarejo”

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


Nesses estabelecimentos, o consumidor pode comprar no varejo e pagar pelo preço do atacado

Por Cristiano Hurtado, Estefano Perez, Gustavo Oliveira e JoazNunues

Com o aumento do consumo e a inflação em alta no Brasil, o brasileiro tem trocado os supermercados varejistas pelos “atacarejos”, lojas de atacado que também vendem no varejo. Esse segmento não é novidade. Ele surgiu por volta dos anos 2000, mas nos últimoscinco anos vem se destacando e crescendo constantemente.  A nova classe C, vendo sua renda aumentar, decidiu aderir a essa prática e consegue economizar muito em suas compras.


A dona de casa Teresa Maria
sempre esta atrás de uma boa oferta
 (Gustavo Oliveira)
O número mínimo de produtos, para ter preço de atacado, tem diminuído e o consumidor está mais econômico no que se refere às compras. “Eu sempre pesquiso bastante antes de fazer as compras. Tem hora que a gente acha o mesmo produto em outro mercado com o preço bem mais baixo,” explica a dona de casa Teresa Maria, 42, que tem cinco filhos e encontra no “atacarejo” uma forma econômica de abastecer a dispensa. “Lá em casa tem muita gente e no atacadista a gente compra tudo o que precisa e paga bem menos do que se fosse comprar no mercado normal”.

A diferença de preço dos atacadistas 
obra no bolso do consumidor 
(Gustavo Oliveira)
A analista de marketing da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Rúbia Ferreira, 31, entende que esse aumento da popularidade dos atacadões beneficia principalmente o comprador. “Vejo de forma muito positiva esse tipo de venda direta ao consumidor, pois há uma maior competitividade no mercado onde o grande vencedor será o consumidor”. Ela também entende que o poder aquisitivo e o avanço cultural do brasileiro influenciam. “O aumento do salário mínimo e os programas sociais do governo federal proporcionaram a uma grande parte dos brasileiros o acesso à informação, produtos e serviços que não possuíam anteriormente, aumentando, assim, o consumo de suas famílias. Acredito que esse fator foi decisivo para essa mudança no perfil dos consumidores brasileiros”.

É possível economizar até 50% em alguns produtos comprados nos “atacarejos”. Uma pesquisa feita no dia 11 deste mês mostra até quanto o consumidor pode economizar nos produtos básicos do cotidiano. Veja a lista abaixo:

PRODUTO
Atacarejo*
Varejista**
Economia de:
Farinha de trigo 1kg
1,56
1,93
23,8%
Açúcar 1kg
1,93
2,55
32.4%
Arroz tipo1 5kg
8,09
7,99
-1,2%
Refrigerante 2 litros
3,89
3,99
2,5%
Feijão 1kg
4,89
5,73
17,6%
Sabão em pó
6,03
6,18
2,5%
Creme Dental
1,25
1,99
59,2%
Macarrão tipo 8
1,75
1,59
-9,3%
Café 500gr
5,15
6,79
31,8%
*Pesquisa realizada em atacadista na região de Itaquera no dia 11/02
**Pesquisa realizada em supermercado na região da Penha no dia 11/02



0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011