Nesses estabelecimentos, o consumidor
pode comprar no varejo e pagar pelo preço do atacado
Por Cristiano Hurtado, Estefano Perez, Gustavo Oliveira e JoazNunues
Com o aumento do consumo e a inflação em alta no Brasil, o
brasileiro tem trocado os supermercados varejistas pelos “atacarejos”, lojas de
atacado que também vendem no varejo. Esse segmento não é novidade. Ele surgiu
por volta dos anos 2000, mas nos últimoscinco anos vem se destacando e crescendo
constantemente. A nova classe C, vendo
sua renda aumentar, decidiu aderir a essa prática e consegue economizar muito
em suas compras.
A dona de casa Teresa Maria
sempre esta atrás de uma boa oferta (Gustavo Oliveira) |
O número mínimo de produtos, para ter preço de atacado, tem
diminuído e o consumidor está mais econômico no que se refere às compras. “Eu
sempre pesquiso bastante antes de fazer as compras. Tem hora que a gente acha o
mesmo produto em outro mercado com o preço bem mais baixo,” explica a dona de
casa Teresa Maria, 42, que tem cinco filhos e encontra no “atacarejo” uma forma
econômica de abastecer a dispensa. “Lá em casa tem muita gente e no atacadista
a gente compra tudo o que precisa e paga bem menos do que se fosse comprar no
mercado normal”.
A diferença de preço dos atacadistas
obra no bolso do
consumidor
(Gustavo Oliveira)
|
A analista de marketing da FIESP (Federação das Indústrias
do Estado de São Paulo) Rúbia Ferreira, 31, entende que esse aumento da
popularidade dos atacadões beneficia principalmente o comprador. “Vejo de forma
muito positiva esse tipo de venda direta ao consumidor, pois há uma maior
competitividade no mercado onde o grande vencedor será o consumidor”. Ela
também entende que o poder aquisitivo e o avanço cultural do brasileiro
influenciam. “O aumento do salário mínimo e os programas sociais do governo
federal proporcionaram a uma grande parte dos brasileiros o acesso à informação,
produtos e serviços que não possuíam anteriormente, aumentando, assim, o
consumo de suas famílias. Acredito que esse fator foi decisivo para essa
mudança no perfil dos consumidores brasileiros”.
É possível economizar até 50% em alguns produtos comprados
nos “atacarejos”. Uma pesquisa feita no dia 11 deste mês mostra até quanto o
consumidor pode economizar nos produtos básicos do cotidiano. Veja a lista
abaixo:
PRODUTO
|
Atacarejo*
|
Varejista**
|
Economia de:
|
Farinha de trigo 1kg
|
1,56
|
1,93
|
23,8%
|
Açúcar 1kg
|
1,93
|
2,55
|
32.4%
|
Arroz tipo1 5kg
|
8,09
|
7,99
|
-1,2%
|
Refrigerante 2 litros
|
3,89
|
3,99
|
2,5%
|
Feijão 1kg
|
4,89
|
5,73
|
17,6%
|
Sabão em pó
|
6,03
|
6,18
|
2,5%
|
Creme Dental
|
1,25
|
1,99
|
59,2%
|
Macarrão tipo 8
|
1,75
|
1,59
|
-9,3%
|
Café 500gr
|
5,15
|
6,79
|
31,8%
|
*Pesquisa realizada em atacadista na região de Itaquera no dia 11/02
|
|||
**Pesquisa realizada em supermercado na região da Penha no dia 11/02
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