Associações comunitárias ganham força e interferem na política regional

quinta-feira, 29 de março de 2012


Organizadas pelos próprios moradores, elas têm projetos de auxíio e trazem melhoria para os bairros.

Por Aline Romero, Daniela Simião e Mariana Anastácio


Moradores de rua recebem
 alimentação fornecida pelo
GEA todos os sábados
 (Daniela Gomes)
Fundada na década de 80, a associação de moradores Sociedade Amigos do Jd. Lapenna, em São Miguel, oferece diversos serviços comunitários aos moradores do bairro. “As conquistas mais recentes são a construção de duas novas creches e uma EMEI, além de uma unidade de saúde básica”, conta José Nário Pereira, presidente da associação.  “Hoje os moradores se orgulham do Lapenna”, diz ele. A Sociedade é apenas uma das muitas associações espalhadas pelos bairros da cidade.

O Grupo Esperança e Amor, na Vila Curuçá, foi criado em 1999 e distribui semanalmente 150 marmitex A moradores de rua. “Também confeccionamos fraldas geriátricas e distribuímos cestas básicas para as famílias cadastradas”, afirma Izabel Andrade, 67, voluntária desde 2003. O grupo organiza eventos beneficentes e aceita doações de todo tipo. “Tudo o que chega é revertido em ajuda ao próximo”, garante.

Waldir Santos, coordenador
da Fundacam. 'Faltam
pessoas dispostas a
 aumentar o alcance
da fundação' (Aline Romero)
Waldir Santos, 54, é coordenador da Fundação Nacional de Cultura Negra e Miscigenação Brasileira (Fundacam). A Fundação hoje atua em situação precária, resultado de más administrações anteriores. “Nossos principais projetos são a moradia popular e a capoeira, mas foi a associação quem criou o primeiro pronto-socorro e maternidade de Guaianases”, conta ele. A Fundacam atualmente funciona como uma rede de contatos e parcerias, mas faltam voluntários. “Poucas pessoas estão dispostas a aumentar o alcance da fundação”, lamenta.

Pensando nos principais desafios enfrentados pela Zona Leste, várias associações comunitárias da região traçaram juntas o Plano de Metas 2013-2016. Uma reunião, prevista para agosto, apresentará esse plano aos candidatos à prefeitura de São Paulo em 2012. O evento será aberto ao público. Para mais informações, envie um e-mail para vozdacomunidade@uol.com.br .


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011