Bicicletários do Metrô são alternativa de esporte na cidade

segunda-feira, 19 de março de 2012


Sistema de aluguel de bicicletas funciona de segunda a domingo, e a primeira hora é grátis


Por Aline Romero, Daniela Gomes e Mariana Anastácio

Desde 2007, o Metrô de São Paulo oferece aos usuários a oportunidade de praticar um esporte mesmo com uma rotina agitada. Os bicicletários, serviço de empréstimo de bicicletas, estão presentes em todas as linhas da rede e, para utilizá-los, é preciso somente se cadastrar no sistema. A primeira hora é gratuita e as adicionais custam R$2,00 cada.
Bicicletas da estação
Corinthians-Itaquera,
onde a devolução é mais comum
que o aluguel (Aline Romero)

Segundo o Instituto Parada Vital, órgão que administra os bicicletários, além da bicicleta o frequentador retira também capacete e cadeado, podendo devolver todos os itens em qualquer bicicletário do sistema. Isso permite, por exemplo, que o usuário retire uma bike na estação Anhangabaú e devolva na estação Artur Alvim. É uma alternativa para quem quer voltar do trabalho de maneira saudável e sustentável, além de fugir do trânsito e do transporte público.

É o que faz Marcos Roberto Souza, 46, que utiliza os bicicletários diariamente. Souza, que trabalha na Mooca, todos os dias aluga uma bicicleta na estação Carrão e pedala até a estação Corinthians-Itaquera, ambas da Linha 3 - Vermelha. “Eu precisava sair do sedentarismo, e voltar para casa de bicicleta foi uma atividade que serviu bem”, conta.  

Bicicletário do Anhangabaú,
um dos mais movimentados
da cidade (Aline Romero)
De acordo com o site da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo, a bicicleta amplia as possibilidades de mobilidade urbana e melhora a qualidade de vida dos cidadãos. A associação mantém em seu site (www.ciclocidade.org.br) dicas e orientações para ciclistas, que vão desde notícias até as leis que regulamentam a bicicleta no trânsito. 

Para se cadastrar no sistema dos bicicletários, é preciso ter mais de 14 anos e ir até uma das unidades espalhadas pela cidade. Com RG, CPF, cartão de crédito e comprovante de endereço, o cadastro fica pronto no mesmo dia.

Serviço

Maiores informações sobre o cadastro, horário de funcionamento e a listagem com o endereço dos bicicletários no site: http://paradavital.org.br

2 comentários:

Daniel M.C. Alvite disse...

gostaria de avisar que me foi proibido utilizar o bicicletario da parada vital para o pernoite de minha bicicleta. Nao poderei pedalar diariamente para o trabalho apos usar o metro pois nao tenho onde guardar minha bicicleta.
Sgue emails trocador com o diretor da Parada Vital sr Ismael Caetano. "Daniel
Infelizmente não temos como atender.
O bicicletario tem espaço reduzido para suportar a demanda de pernoites. Arma do mais, durante a noite não temos como garantir a segurança das bicicletas.
Att
Ismael Caetano
Em 08/10/2012, às 09:09, Daniel Alvite escreveu:
Bom dia,
Meu nome é Daniel Alvite e eu gostaria de uma autorização para deixar minha bicicleta pernoitar na parada Vital.
Trabalho a 15 quarteirões do metro vila madalena e gostaria de utilizar o metro diariamente para ir para o trabalho.
Tenho a intenção de ir de metro até a parada vital (estação metro vila madalena) as 9:00hrs e retirar minha bicicleta para ir pedalando para o trabalho e retornar a Parada Vital no final do dia por volta das 18:00 hrs e deixar minha bicicleta pernoitar na Parada Vital.
Falei ao telefone ontem, dia 4/10/2012, com o Sr. Fernando e fui informado que tal autorização esta suspensa e que eu deveria entrar em contato através deste email com o Sr. Ismael, Diretor da Parada Vital. Para que ele avalie o meu caso.
Peço encarecidamente esta autorização para que eu possa continuar a me exercitar e ajudar a cidade a ter um transito melhor, não necessitando o uso de veiculo para ir ao trabalho.
Agradeço pela colaboração e confio na justa avaliação de meu caso.
Muito obrigado,
Daniel Alvite"

Anônimo disse...

Seria interessante, levar ao conhecimento dos leitores que estão ocorrendo furtos nos bicicletarios durante o dia, por conta de abandodono dos postos pelos funcionários da parada vital, e o pior é que e empresa não retorna o contato com as vitimas de furto das bicicletas ao seus cuidados.

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011