Brasileiro apresenta dificuldades ao lidar com impostos

quarta-feira, 7 de março de 2012


A Receita Federal determina um prazo de dois meses para o cidadão declarar seu rendimento anual

Por Efraim Caetano, Henrique Santiago, Samantha Henzel

O Imposto de Renda está presente na vida do brasileiro. A declaração de lucros e despesas de um cidadão é obrigatória e feita anualmente. O contribuinte que não realizar o processo estará sujeito a problemas com o Governo Federal.

Auditor apresenta-se na mídia
                    para auxiliar contribuintes
                   (Samantha Henzel)
Embora seja um tema de âmbito nacional, o brasileiro apresenta dificuldades quando deve declarar sua vida econômica. Luiz Monteiro, 66, auditor da Receita Federal, afirma que o Imposto de Renda é um assunto relativamente complexo. “É o que acontece na vida do cidadão durante um ano. Não é fácil colocar em duas folhas de papel”, diz. Lidmar da Silva, 39, contador, não aconselha que o cidadão realize a declaração sozinho. “É preciso de um profissional habilitado”, afirma. Contudo, Monteiro argumenta que o Governo busca divulgar e informar as pessoas.

A complexidade que acompanha o Imposto de Renda afeta a vida dos contribuintes. Edson Furtado, 40, microempresário, passou por dificuldades com a Receita Federal. Após ter realizado a declaração com um contador, Furtado soube através da mídia que o escritório que havia frequentado no bairro de Itaquera foi fechado pela Polícia Federal por suspeita de fraude. “Pensei que eu seria preso”, diz.

A Receita Federal liberou programa
do Imposto para download
(Samantha Henzel)

O brasileiro se queixa quando o assunto é vantagens obtidas com o Imposto de Renda. De acordo com Valdecir Santiago, 55, mecânico de manutenção, o governo quer descobrir tudo o que os cidadãos ganham. Em contrapartida, Monteiro declara que o contribuinte não é beneficiado diretamente. “É colaborar com o crescimento do país através da construção de estradas, escolas, usinas etc.”, comenta.


O contribuinte que não realizar a declaração do Imposto de Renda no prazo (que teve início no dia 01/03 e encerrará em 30/04) sofrerá uma multa no valor de R$167,15, além de ter o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) bloqueado.




0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011