Ecopontos tornam cidade mais sustentável

sexta-feira, 16 de março de 2012


A população pode descartar itens sem utilidade com a consciência limpa

Gabriela Gundim, Karen Rodrigues, Paloma Coltri 


Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, volumosos e recicláveis. É o espaço correto para a população descartar o que não irá mais usar.

Atualmente, o entulho gerado por construções ou por pequenas reformas em prédios ou residências é jogado de maneira ilegal nas avenidas, ruas e praças causando, assim, sérios problemas ambientais para a cidade de São Paulo e sua população, que está perdendo espaços de lazer e recreação.

Para combater este tipo de crime, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Serviços (SES), está aumentando a oferta de áreas para deposição regular dos resíduos da construção e demolição, facilitando e incentivando a reciclagem desses materiais.

Cada pessoa tem um limite diário de descarte de um metro cúbico por pessoa, equivalente a uma caixa d’água de 1000 litros. A multa para quem for flagrado descartando entulho em locais ilegais é de R$ 12 mil. 

Julia Simões, 65, aposentada, moradora da Vila Jacuí no bairro de São Miguel Paulista, nos conta que houve mudanças desde quando foi instalado um ecoponto próximo a sua residência. “Eu e meus vizinhos nos sentimos na obrigação de fazer a nossa parte, já que agora ficou fácil reciclar”, diz ela.
Os ecopontos ainda têm como objetivo manter as vias públicas e privadas limpas, dessa forma, evitando doenças, enchentes e trazendo bem-estar e qualidade de vida para os cidadãos.

“A quantidade de entulho que estava em minha porta, jogado por vizinhos que estão em reforma, já impediu que meu filho guardasse seu carro na garagem. Só nos trouxe insegurança”, lamenta Manoel Alves, 72, aposentado, morador da Vila Barbosa, São Miguel, onde não possui um ecoponto.

Natalia Silva, 29, técnica das áreas verdes da Subprefeitura de São Miguel, nos contou que o entulho recolhido e levado aos ecopontos é encaminhado a aterros e, quando possível, a Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) se responsabiliza por fazer a reciclagem de algum material.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011