Estudar outro idioma muito cedo atrapalha desempenho

terça-feira, 20 de março de 2012



Jovens, crianças e até mesmo bebês que mal sabem falar o próprio idioma já iniciam o aprendizado de outra língua

 Por Estefano Perez, Gustavo Oliveira e Joaz Nunes

Parece não haver dúvida de que existe uma idade crítica a partir da qual o aprendizado começa a ficar mais difícil. Segundo estudos pedagógicos, este período parece situar-se entre os 12 e os 14 anos, podendo, entretanto, variar muito conforme a pessoa e, principalmente, as características do ambiente linguístico em que o aprendizado ocorre. Uma tendência que surge para evitar o aprendizado de outra língua no período da puberdade é o início do aprendizado do segundo idioma atrelado ao aprendizado da língua mãe.

A infância é a melhor época para o
aprendizado de uma nova língua
(Gustavo Oliveira)
Pais e mães brasileiros estão colocando cada vez mais cedo seus filhos em cursos de idiomas, ou em escolas convencionais especializadas nessa didática, porém, será que as crianças estão preparadas para absorver essa nova língua tão cedo? Para Artur Alves de Brito, professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), não é bem assim. "O ensino da língua deve acontecer depois que a criança já está completamente alfabetizada e familiarizada com sua língua materna, por volta dos 7 ou 8 anos, pois o aprendizado simultâneo de duas línguas diferentes pode deixá-la confusa", afirma.

Gabriel Moraes tem hoje o
inglês como companheiro
de trabalho
(Gustavo Oliveira)
O estudante de Engenharia Civil, Gabriel Moraes, 19, foi efetivamente alfabetizado na língua inglesa a partir de seus 9 anos e conta que, no começo, se sentia obrigado pelos pais nesse processo. “Quando eu comecei a ir ao curso, ia mais por causa dos meus pais. Eles falavam que era bom para o meu futuro. Depois de um tempo, eu acabei acostumando e até gostando de aprender outra língua”. Hoje ele usa o idioma para estagiar em sua área e diz que não se arrepende de ter começado a aprendê-lo quando ainda era criança. "Sempre havia pessoas mais velhas na minha sala, elas tinham muito mais dificuldade que eu. Quanto mais nova a pessoa é, mais fácil é aprender outra língua".

Brito lembra que existem estudos que mostram que pessoas alfabetizadas em dois idiomas têm dificuldades para escrever corretamente. O motivo seria o fato de o cérebro ter armazenado ambas as linguagens numa mesma região, o que não aconteceria se uma das línguas tivesse sido aprendida primeiro. O especialista também aponta que muitas vezes a criança entra em um curso de idiomas por vaidade dos pais. “Os pais forçam crianças de 3 ou 4 anos a aprenderem outra língua só para exibir o fato para os amigos ou parentes. Eles não sabem o mal que fazem à criança ao fazerem isso. Ela pode nunca aprender a língua por se sentir pressionada”, afirma.

Raissa Hitomi Nobre Doi, 20, universitária, começou a estudar outro idioma na adolescência por acreditar ser necessário aprender inglês em uma época em que ele é universal. Assim como Brito, Raissa defende que foi melhor iniciar outro idioma depois de já ser alfabetizada na sua língua materna. “Acho que, se você começa a aprender desde criança, com uns 7 anos, esse aprendizado é meio imposto, porque a criança passa muito tempo em contato com essa língua, isso pode confundir”.

O poder aquisitivo do brasileiro está cada vez mais alto, e isso faz com que as famílias deem mais atenção e invistam mais na educação das crianças, porém, é importante que os pais analisem bem e esperem o momento certo para ingressar uma nova língua na vida dos pequenos, e nunca pressionar. Ela só terá vantagens em aprender outra língua nessa fase da vida se fizer isso naturalmente.

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