Famílias de baixa renda também podem investir

sexta-feira, 30 de março de 2012


Pensando mais sobre o futuro e na proteção da família é possível aplicar o dinheiro, sem medo e com segurança

Por Daniele Motta e Vitor Silveira


A poupança é o plano 
de investimento que mais 
se adapta à realidade 
hoje (Déborah Aranhos)
Em época de economia instável, as dúvidas sobre a forma de guardar e aplicar renda são comuns entre os brasileiros. Entre mitos e falta de instrução financeira, é necessário quebrar preconceitos e aprender sobre o assunto.

Investir ou ter dinheiro guardado significa segurança. “Investir é pensar no futuro, ter independência financeira, realizar um sonho. Se você tem dinheiro, tem também a possibilidade de escolha de desconto, forma de pagamento, prazo”, defende Renata
Thomé Gaeta Moliterno, 31, analista de negócios em um banco privado.

Cássia Mebius diz:
“Investimentos são
 acessíveis a todas
 as classes”
 (Déborah Aranhos)
Muitos ainda acreditam que apenas quem tem muito dinheiro pode investir, mas qualquer um pode investir. “Aliás, seria recomendável. Porém, geralmente, as pessoas não têm disciplina para guardar os valores para posteriormente comprar e realizar seus desejos por serem muito imediatistas”, complementa Renata.

O maior problema sobre investimentos atualmente é o medo que a pessoa tem de investir este dinheiro. Cássia Mebius, 33, assessora de investimentos da Geração Futuro, explicou que o melhor a fazer é buscar informações sobre o assunto. “Tem que se informar, conversar com corretores de investimentos e participar de palestras que são feitas quinzenalmente, para aproximar o investidor em relação ao investimento. O investidor deve procurar informações e não pedir ajuda a amigos”, afirma Cássia.

Para Victor Moreno, 21, estudante e publicitário freelancer, a maior dificuldade de investir  é conciliar suas contas. “Já participei de um plano de investimento, mas como pago sozinho a faculdade, tive que parar. O dinheiro que eu investia era exatamente o que faltava para completar o valor da mensalidade”, avalia Moreno.

Confira aqui a tabela com a explicação do que são, como funcionam, a duração, quais os riscos e qual o valor mínimo de cada plano.

Serviço:

Para verificar qual a melhor alternativa de investimento, o site do Banco do Brasil (BB) disponibiliza um simulador: http://www37.bb.com.br/portalbb/OrientadoInvestidor/Inicio,2,8489,8489,6.bbx 

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011