Moradora da Zona Leste recebe medicamento importado contra osteoporose

quarta-feira, 14 de março de 2012


Paciente trata doença com remédio obtido sem custos após envio de carta a Brasília 


Por Dener Sabino, Gisele Moniz e Heila Lima

“Se eu cair, não levanto mais”,
 alerta Cidalice (Dener Sabino)
 Cidalice Pereira do Amaral Gomes, 61, realiza tratamento de osteoporose, doença degenerativa óssea, com medicamento de alto custo que recebe mensalmente do governo. A paciente passou por médicos particulares por três anos, que constataram que seu caso era grave e seria necessário receber injeções diárias durante dois anos, que custam R$ 2 mil.

Sem condições de adquirir o medicamento, a dona de casa, que reside no bairro de Vila Curuçá, Zona Leste, procurou o Sistema único de Saúde (SUS) para conseguir a medicação gratuitamente. Após instruções, a paciente mandou seus exames e laudos médicos para Brasília e conseguiu a liberação do remédio Teriparatida Forteo.
A Teriparatida é fabricada na França
 e distribuída no Brasil
 (Dener Sabino)

A médica Suelly Medeiros explica que a doença tem duas fases, inicia-se com osteopenia, seguida pela osteoporose. Decorre do declínio de massa óssea, que começa entre 30 e 35 anos, mas só se manifesta nas mulheres por ocasião da menopausa, e mais tardiamente nos homens.

A assistência farmacêutica da Secretaria da Saúde nos informou que o tratamento à base de Teriparatida Forteo não consta na lista de medicamentos distribuídos na rede pública da prefeitura ou do governo e que pacientes com osteoporose costumam receber o remédio Alendronato. O documento foi atualizado em novembro de 2011 e pode sofrer alterações este ano.

“Durante 20 dias fui ao posto de saúde, mas agora já aplico em casa”, afirma Cidalice. Apesar de ainda se incomodar com as dores, receber o medicamento é um alívio, segundo a dona de casa.

Como o caso é raro, é possível que não entre para a relação oficial de medicação, já que a paciente entrou em contato com órgãos do governo em Brasília para conseguir o medicamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011