Obter a primeira carteira de habilitação está mais difícil

sábado, 7 de abril de 2012


Alunos ficam período maior em autoescola após alterações no sistema do Detran em São Paulo

Por Dener Sabino, Gisele Moniz e Heila Lima

Aparelho evita fraudes na comprovação
de presença em aulas (Dener Sabino)
 As mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação provocaram (CNH) atrasos no período estipulado pelo Detran, devido à implantação de um novo sistema eletrônico. A estudante Carol D’Ávila, 20, enfrenta dificuldades para adquirir sua permissão para dirigir.

 A universitária do curso de Rádio, TV e internet, matriculou-se em janeiro de 2012, porém, começou as aulas somente em fevereiro por problemas no cadastramento de digital na base de sistema. Carol não sabe quando vai conseguir realizar suas aulas práticas porque não consegue marcar sua prova teórica devido a falhas no processo. “Era um problema deles e acabou sendo um problema de todo mundo”, comenta.
Carol teve problemas no
cadastramento da digital no
Detran (Heila Lima)

Jefferson Tadeu Guilherme, proprietário de uma autoescola, no bairro de Vila Curuçá, Zona Leste de São Paulo, informa que desde o dia 19 de dezembro de 2011 houve uma reformulação na Secretaria do Detran, originando atrasos. “O que antes a gente conseguia emitir em três dias, hoje leva aproximadamente 40 dias para essa emissão da CNH”, declara Guilherme.

 Para Carol, o empecilho foi no registro da digital que comprova a presença do aluno nas aulas, tanto teóricas como práticas. Para suprir os dias em que o sistema eletrônico não funcionou, ela teve que ir até a autoescola por vários dias somente para a coleta da digital. “É muito difícil você mudar e não ter uma estrutura para isso”, desabafa.

 Guilherme acredita que é só uma fase de adaptação e a ideia é boa, mas precisa melhorar e agilizar o tempo de atendimento.

 Segundo Rodrigo Vasconcellos, assessor de comunicação do Detran-SP, o candidato tem até um ano para concluir todas as etapas como as aulas teóricas, práticas e as provas. Para mais informações acesse o site do Detran-SP: www.detran.sp.gov.br.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011