Gastos com aluguel para moradia atrapalham renda familiar

terça-feira, 15 de maio de 2012


Locação de imóvel é opção mais rápida e exige mais planejamento financeiro na hora da mudança

Por Dener Sabino, Gisele Moniz e Heila Lima



Para jovens e famílias, a opção de morar de aluguel tem sido a mais escolhida, por ser mais rápida. Entretanto, quando não existe um bom planejamento financeiro, fica cada vez mais difícil administrar as despesas.
Na visão do economista Cireneu Diório, estar bem preparado para as despesas que um imóvel locado representa é primordial. “O planejamento é necessário, porque é a partir dele que determinaremos exatamente qual o padrão de vida que se terá”, explica.

Isso ocorre porque, na maioria dos casos, não é analisado o quadro financeiro familiar a longo prazo, e sim a situação que se encontra no momento. Quando se decide pela locação de um imóvel, é necessário analisar a renda como um todo, colocando também os possíveis imprevistos, como gastos com remédios, manutenção de automóvel, aumento em gastos pessoais, entre outros.

Monalisa conquistou seu imóvel
através de financiamento
(Heila Lima)
Para a auxiliar de gabinete Monalisa Santiago, 38, que morou de aluguel durante dez anos, a locação é apenas uma saída rápida e que não tem retorno. “50% da minha renda ficava no pagamento do aluguel. Com esse dinheiro, eu poderia ter investido mais no futuro dos meus filhos”, declara.
O corretor Getulio Martins, que está no mercado de imóveis há 3 anos, considera a compra uma vantagem, porém, os riscos de perda do bem, no caso de inadimplência, são maiores.

Dório explica as vantagens da aquisição de um imóvel, que lhe dará direito de posse sobre ele, além de uma futura fonte de renda. No entanto, o economista alerta para o aperto no orçamento, que pode comprometer a vida acadêmica de um estudante, por exemplo, ou a vida profissional de um chefe de família.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011