A Lei Cidade Limpa funciona há cinco
anos melhorando o visual da cidade, estabelecimentos e as ruas da capital
Por Daniele Motta, Déborah Aranhos e Vitor Silveira
Operação Cidade Limpa na Av. Paranaguá, bairro de Ermelino Matarazzo, Zona Leste. (Por Déborah Aranhos) |
A lei proíbe a propaganda em
outdoors na cidade, regula o tamanho de letreiros e placas comerciais, entre
outras providências. “Existiam pontos estratégicos em São Paulo, onde eram colocados
outdoors interessantes, que as pessoas até paravam para observar, o que gerava
um trânsito mais lento e muitos acidentes. Eu mesmo já vivenciei acidentes
gerados por desatenção de motoristas, que estavam distraídos observando as
grandes publicidades do local”, afirma Carlos Gabriel Tenório Silva Aguiar, 20,
Técnico de Protocolo.
Além de garantir a segurança no
trânsito, a lei deixa a cidade visivelmente mais limpa, sem poluição visual. “A
Operação combate a utilização de propagandas irregulares na cidade de São
Paulo. A Cidade Limpa, baseada na lei, visa também a equilibrar os elementos
que compõem a paisagem urbana, para que a história e a cultura da cidade sejam
preservadas”, explica a Assessoria de Imprensa da Coordenação das
Subprefeituras.
A multa para quem não obedece é R$
10 mil por anúncio irregular, sujeito a acréscimo de R$ 1 mil por metro
quadrado. “Apenas de janeiro a abril deste ano, já foram recolhidas 1.070.260
de faixas, placas e banners e 4.591 multas foram aplicadas”, completa a
Assessoria.
Apesar de a Lei estar em pleno
vigor, pela falta de fiscalização, ainda há muito desrespeito. “Já vi várias vezes na rua, a operação tirar
as propagandas irregulares e na mesma noite as pessoas passarem colocando novamente.
Teria que ter uma fiscalização maior, principalmente em avenidas para que o
serviço não fosse descartado”, diz Kennedy Cardoso, 20, estudante de Design
Gráfico e projestista.
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