Plano de saúde: público ou privado?

sexta-feira, 29 de junho de 2012


A grande disputa atual é saber quais são os melhores serviços e os melhores atendimentos referentes à saúde da população brasileira, e a disputa fica entre convênios particulares e o SUS
Por Daniele Motta, Déborah Aranhos e Vitor Silveira

Atualmente, os sistemas de saúde
particulares e públicos vêm dividindo
opiniões. (Déborah Aranhos)
É dever do Estado garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao sistema de proteção à saúde, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, porém, devido à baixa qualidade do serviço público, a única alternativa restante a alguns idosos é ceder às taxas abusivas cobradas pelos planos de saúde privados.

"Se é dever do Estado, por que não tem mais investimentos para melhorar a qualidade dos atendimentos em hospitais públicos? É um absurdo ter que pagar um convênio caríssimo recebendo apenas a aposentadoria que o governo paga por mês", afirma Theresa Gaeta, 70, aposentada.

Em muitas situações, se a pessoa não tem um convênio médico e vive na dependência do atendimento público, acaba tendo que esperar muitos meses para conseguir passar em uma consulta ou fazer um exame. "Para marcar um exame de colonoscopia (exame feito no intestino) demora de uns três a quatro meses, às vezes demora até mais tempo para apenas marcar o exame, depois ainda tem que marcar a consulta", completa Theresa.
Pesquisas afirmam que os preços
aumentam devido à idade da pessoa,
e os pacotes individuais são mais
baratos, como é o caso do Senhor
Ivanilton. (Vitor silveira)

No entanto, há quem prefira o atendimento público a convênios particulares, que cobram preços abusivos e, mesmo assim, não respeitam os seus clientes. "A maioria dos convênios médicos é inferior aos hospitais públicos. É claro que existem as exceções, mas as exceções são os convênios mais caros. Ainda mais para mim, que já tenho 71 anos, ou para qualquer outra pessoa de certa idade, que os preços são mais altos", comenta Ivanilton Albuquerque, 71 anos.

"Quanto mais a pessoa fica velha, mais o convênio aumenta o preço. É um absurdo, não tem como uma pessoa que ganha apenas uma aposentadoria do governo pagar um bom convênio. Porque, se for para pagar um convênio 'comum', é melhor ir e fazer tratamento em um hospital público", finaliza Albuquerque.

Até o fechamento desta matéria, nenhuma empresa de convênios particulares quis se manifestar sobre o assunto.

Veja tabela com comparativo de preços para planos de saúde atuantes em São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011