Paixão sem limites

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

(Banco de Imagens)

Crônica: Ciência e Tecnologia

Matheus de 22 anos é estudante de Turismo. Desde o ensino médio, seu maior sonho era viajar pelo mundo, conhecer os mais diversos lugares. Mas sua paixão sempre foi pela África do Sul, em especial pelo país Namíbia, por se tratar de um lugar onde existem muitos desertos em uma dimensão 15 vezes maior que a de Portugal. São 825 418 KM² de superfície. Apesar do sonho, havia um empecilho que poderia barrá-lo, ele não sabia falar fluentemente o idioma oficial do país, no caso, o Inglês, apesar do afrikaans e o alemão serem usualmente falados.  

                Assim procurou saber mais informações sobre o país em questão e sobre o idioma que não tinha pleno conhecimento, começou suas pesquisas em diversos sites de busca, sites de relacionamento para assim conhecer brasileiros que já foram para Namíbia e poderiam contribuir com sugestões providenciais. Em meio a suas pesquisas, Matheus encontrou um novo sistema para smartphones e celulares Android, esse aplicativo pode ser utilizado em qualquer lugar e oferece a tradução em texto e até mesmo a tradução em áudio para idiomas como inglês, japonês, chinês, russo e grego. Algumas funções podem ser usadas até mesmo sem internet. O tradutor tem cerca de 50 idiomas e um livro de frases para facilitar a comunicação. Tais informações bastaram para despertar o interesse de Matheus pelo novo aplicativo.

                No dia 09/05/2011, foi para a África do Sul e lá enfrentou muitas dificuldades de comunicação, pois só sabia o básico do idioma nativo. Não sabia se comunicar com os moradores da região, tinha dificuldade em pedir algum tipo de informação, ou até mesmo de ir a restaurantes e conseguir hospedagem. Pagou alguns micos na hora de pedir refeições em restaurantes, por não saber do que se tratava aquilo que ele estava pedindo. Algumas vezes, as pessoas não entendiam nada do que ele estava dizendo, arrumou confusões pelas ruas namibianas por não conhecer o idioma e até mesmo por ter dito coisas que não eram apropriadas para o momento. Mesmo com tantas dificuldades não desistiu do seu real objetivo de explorar o país, assim começou a utilizar o aplicativo tradutor e conseguiu se comunicar com os moradores. As dificuldades iniciais que havia enfrentado não se repetiam; estava se comunicando melhor com os moradores.

                Conheceu lugares que ele não poderia nem imaginar, fez amizade com pessoas nativas de Namíbia e com demais turistas. Com o avanço da tecnologia surgem novos benefícios como o aplicativo tradutor, que pode facilitar a vida de alguém quando mais se precisa. Neste caso, a tecnologia influenciou e muito a favor do estudante Matheus, que conseguiu se comunicar com as pessoas e até mesmo cumprir seu real objetivo de explorar o país.

Por Paloma Coltri

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011