Livre como um pássaro

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


(Banco de Imagens)

Artigo: Saúde e Bem-Estar

A prática de exercícios físicos é essencial para a saúde. Quando o exercício escolhido é o ballet clássico, além dos benefícios físicos, a pessoa adquire o prazer de sentir as mudanças em seu corpo e em seu próprio comportamento. 

Quando eu tinha dois anos e ainda morava em Guarulhos, fiz minhas primeiras aulas de ballet na escolinha e incrivelmente só voltei a me interessar pelas aulas quando tinha 15 anos. Passei um período sem dançar e, desde julho deste ano, tenho aulas todos os sábados às 11h50. 

Devo confessar que, desde então, me sinto melhor do que em relação ao período de sedentarismo. Uma semana sem fazer aulas já me deixa desanimada. Ainda por conta deste sedentarismo, fico bastante dolorida após as aulas, mas é uma sensação tão prazerosa poder sonhar em abrir um espacate (abertura 0º) que acordo empolgada, mesmo que, para participar das aulas, tenha que acordar mais cedo do que acordaria normalmente.

Apesar de minha paixão pelo ballet clássico, tenho a consciência de que, se apreendido de maneira incorreta, pode trazer aos praticantes graves problemas como: postura incorreta e  dores por forçar seu corpo a ir além de seus limites.

Quando a bailarina passa a utilizar a sapatilha de ponta, passa por um processo bastante doloroso, ficando com os pés muito machucados, contudo se ela tem uma boa preparação física para tal atividade, não chegará a prejudicar sua saúde.

A técnica clássica traz a seus praticantes, disciplina e uma nova noção de seu corpo. Além do mais, é possível notar os benefícios da prática de um exercício físico e a compensação de sentir seu corpo flexível como nunca fora antes e a sensação de ser livre como um pássaro em voo que, ao final da apresentação, ainda é aplaudido de pé.


Por Daniele Motta Silva

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011