Obra literária de Monteiro Lobato gera discussões

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Veto à distribuição da obra
" Caçadas de Pedrinho" é vetada pelo MEC.
(Banco de Imagens)

Censura à obra ”Caçadas de Pedrinho” do escritor Monteiro Lobato, é proibida pelo Ministério da Educação (MEC).  O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara), juntamente com o técnico em gestão educacional, reuniu-se com representantes do (MEC) para proibir á distribuição da obra. Isso ocorreu Após denuncia do Conselho Nacional de Educação (CNE) que considera a obra racista pela frase (Tia Nastácia subiu em uma árvore como uma "macaca de carvão").
 A obra gerou discussões e controvérsias. Professores não estão de acordo com a proibição da obra por achar que esses assuntos podem ser tratados em sala de aula.    
Mas para a socióloga e diretora do Instituto de Pesquisa Afro-Descendência (Ipad), Marcilene Gardia de Souza assuntos como esse só gera mais preconceito, pois os professores não sabem “abordar o conteúdo com olhar crítico”. “Há décadas, o movimento social negro tem reivindicado isso. Justamente porque muitos livros ainda reforçam estereótipos sobre as populações negras e negam a importância de processos históricos de resistência na formação do Brasil.” A socióloga ainda ser necessário que os autores prestem atenção ao escrever suas obras para não enfatizar preconceito racial. 


Fontes: Veja, Folha, Gazeta do Povo

1 comentários:

André Lossio disse...

Entendo que os estereótipos existam. Mas, nesse caso, o termo usado por Monteiro Lobato é uma força de expressão. A palavra escrita, muitas vezes, pode ser interpretada erroneamente. Neguinha, preta, marrom bombom são expressões que dependem da forma como é dita. FORMA: essa é a palavra a ser compreendida dentro de um contexto do texto. Forma ofensiva, pejorativa, carinhosa, etc. Tudo depende da interpretação. É como a socióloga Marcilene Gardia de Souza havia dito que assuntos como esse só gera mais preconceito.

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011