Salvação brasileira começa em São Paulo

sábado, 13 de outubro de 2012

(Banco de Imagens)

Artigo: Economia

Biocombustível movimenta a economia e favorece o bem estar do paulistano. Dois componentes perfeitos para São Paulo se tornar uma sociedade melhor, literalmente. A Conferência Biodiesel BR, feita em 1º de outubro na capital paulista, mostrou que há como salvar a cidade do caos. Especialistas afirmaram, que diminuindo a poluição do ar, o Brasil economizaria em torno de 20 bilhões de reais e colaboraria com a saúde e o bem estar da população, principalmente dos mais pobres.

O ar da cidade está comprometido pela poluição, e um dos grandes fatores são os combustíveis usados pelos automóveis e o excesso dos mesmos nas ruas paulistanas, acumulando gases perigosos que afetam diretamente a saúde e deixam o ar poluído.  

Pensando nisso, países da América do Norte e da Europa se uniram em um plano ambiental para diminuir a poluição do ar, reduzindo primeiramente os poluentes que saem dos automóveis. Estudos feitos por especialistas americanos dizem que a poluição atmosférica é a causa de seis milhões de mortes por ano no mundo e contribui para o fortalecimento do aquecimento global. E o Brasil, não está incluso. Uma pena.

A maneira mais fácil de exercer essa troca de combustíveis é substituindo os componentes. Cientistas identificaram materiais que reduzem a poluição de veículos, usando apenas energias renováveis que são encontradas com facilidade em minerais.

Esse mesmo ar poluído, principalmente nos centros urbanos, causam más condições na qualidade e na expectativa de vida dos cidadãos. São casos de pessoas que moram nas extremidades da cidade e devem atravessar a cidade para trabalhar ou estudar. A poluição causa irritação nos olhos e nariz, ardor e desconforto na garganta e agravam doenças crônicas como a bronquite, enfisema e asma. O resultado: mais idas ao médico.

O uso do Biocombustível nos automóveis vai colaborar com o crescimento da economia, pessoas mais saudáveis e uma São Paulo cada vez mais agradável. Como isso é possível? Esse tal de biocombustível tem origem biológica, ou seja, não é fóssil. Pode ser encontrado em plantas ou em materiais orgânicos, geradores de energia.

O biodiesel é o principal biocombustível e que pode ser fabricado aqui no Brasil. A produção dele é simples, já que explora matérias primas locais, como os óleos vegetais, algodão, mamona, amendoim, dendê, girassol e soja. O consumo do biodiesel ajudaria o Brasil a se libertar do Petróleo, protegeria o meio ambiente e diminuiria a poluição atmosférica.

Além de cooperar com o desenvolvimento econômico, ele colabora com o crescimento de regiões esquecidas do Brasil, geraria muitos empregos em áreas afastadas, aumentaria a produtividade nessas cidades e para fechar com chave de ouro, promoveria a inclusão social.
Algo tão simples, barato, gerador de emprego, desenvolvedor de economia, a salvação do ar puro, do meio ambiente e mais pessoas saudáveis. Seria um passo e tanto para o desenvolvimento de São Paulo e do país, hein?

Falando em boas notícias, a Petrobrás bateu um recorde histórico na produção do Biodiesel no dia 29 de setembro deste ano, com dois milhões de litros. Se juntar as cinco usinas próprias da empresa na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, seria possível produzir algo em torno de 722 milhões de litros por ano. Pelo jeito não é só São Paulo que vai crescer e sim, o Brasil inteiro.

Expectativas à parte, se isso fosse possível e a ideia saísse do papel, a cidade da garoa poderia poupar a sua população e realmente se tornaria uma das melhores cidades do mundo auxiliando no crescimento e no desenvolvimento de toda uma nação.

Por Déborah Aranhos

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011