Completamente diferente, o Windows 8 surpreende

domingo, 18 de novembro de 2012


Dinâmico e inteligente, novo sistema operacional da Microsoft melhora e dificulta a vida dos usuários

Por Paulo Ferreira 



Com muitas mudanças, Microsoft quer conquistar cada vez mais o usuário. (Banco de Imagens)
Lançamentos de sistemas operacionais costumam levantar controvérsias, e não é diferente com o Windows 8. Introduzindo aos desktops uma nova experiência touchscreen (tela sensível ao toque) e novo design, a Microsoft promete inovar e melhorar a interação com as tecnologias atuais.  Com pouco mais de uma semana de mercado, o novo lançamento da Microsoft já conta com admiradores e muitos que o consideram uma piada.

O Windows é o sistema operacional mais vendido de todos os tempos, desde sua primeira versão. Em 2001, foi lançado o Windows XP, que vendeu mais de 400 milhões de cópias. Seu sucessor, o Windows Vista, não obteve o mesmo sucesso. Lançado em 2007, tinha tantos erros e problemas que, pela primeira vez na história dos PC’s, usuários fizeram “downgrades”, voltando das versões do Vista  para o XP. Isso fez com que a Microsoft fizesse o mais rápido possível a nova versão do Windows, o 7.

 Muito estável, conseguiu reverter o fracasso do Vista, mas não ganhando todo o mercado, no qual ainda existem muitos saudosos ao XP. Nesse cenário, o novo Windows 8 tenta trazer uma maneira descomprometida de utilizar o PC, com uma interface amigável e direcionada ao casualismo e integração com aplicativos e redes sociais.
De acordo com o web designer Cláudio Coelho, o novo Windows é mais voltado aos portáteis do que o próprio PC, onde o Windows ganhou sua fama. “Eu achei ele mais voltado para smartphone e tablet que pra desktops em geral. Parece o Windows 7 sem seu efeito Aero (efeitos gráficos de transparências nas janelas) , com um gerenciador de aplicações que funciona como uma capa sobre a Área de Trabalho. Mas para a plataforma touch ele é fenomenal.”

A pretensão da Microsoft, acima de tudo isso, é fazer uma área integrada entre tablet, smartphone, computador e console de games dentro de casa. A comunicação entre os aparelhos será frequente, de forma que o usuário poderá começar a assistir um filme no videogame, ir para o quarto assistindo no tablet e terminar de assisti-lo no ônibus pelo smartphone.

Outro fator que diferencia este novo Windows dos outros é o preço. Por 69 reais, o cliente pode comprar o sistema operacional e baixa-lo diretamente para o computador. É bem mais barato que seu antecessor Windows 7, que custava na época 569 reais. É uma nova tática de vendas, já que para adaptar-se ao mercado atual a Microsoft colocou no Windows 8 um sistema de compra de aplicativos, semelhante às lojas digitais dos concorrentes, Google e Apple.


Fontes: Tech Tudo

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011