Dinâmico e inteligente, novo sistema operacional da Microsoft
melhora e dificulta a vida dos usuários
Por Paulo Ferreira
Com muitas mudanças, Microsoft quer conquistar cada vez mais o usuário. (Banco de Imagens) |
O Windows é o sistema operacional mais vendido de todos os
tempos, desde sua primeira versão. Em 2001, foi lançado o Windows XP, que
vendeu mais de 400 milhões de cópias. Seu sucessor, o Windows Vista, não obteve
o mesmo sucesso. Lançado em 2007, tinha tantos erros e problemas que, pela
primeira vez na história dos PC’s, usuários fizeram “downgrades”, voltando das
versões do Vista para o XP. Isso fez
com que a Microsoft fizesse o mais rápido possível a nova versão do Windows, o
7.
Muito estável, conseguiu reverter o fracasso do Vista, mas não ganhando todo
o mercado, no qual ainda existem muitos saudosos ao XP. Nesse cenário, o novo
Windows 8 tenta trazer uma maneira descomprometida de utilizar o PC, com uma
interface amigável e direcionada ao casualismo e integração com aplicativos e
redes sociais.
De acordo com o web designer Cláudio Coelho, o novo Windows
é mais voltado aos portáteis do que o próprio PC, onde o Windows ganhou sua
fama. “Eu achei ele mais voltado para smartphone e tablet que pra desktops em
geral. Parece o Windows 7 sem seu efeito Aero (efeitos gráficos de
transparências nas janelas) , com um gerenciador de aplicações que funciona
como uma capa sobre a Área de Trabalho. Mas para a plataforma touch ele é
fenomenal.”
A pretensão da Microsoft, acima de tudo isso, é fazer uma
área integrada entre tablet, smartphone, computador e console de games dentro
de casa. A comunicação entre os aparelhos será frequente, de forma que o
usuário poderá começar a assistir um filme no videogame, ir para o quarto
assistindo no tablet e terminar de assisti-lo no ônibus pelo smartphone.
Outro fator que diferencia este novo Windows dos outros é o
preço. Por 69 reais, o cliente pode comprar o sistema operacional e baixa-lo
diretamente para o computador. É bem mais barato que seu antecessor Windows 7,
que custava na época 569 reais. É uma nova tática de vendas, já que para
adaptar-se ao mercado atual a Microsoft colocou no Windows 8 um sistema de
compra de aplicativos, semelhante às lojas digitais dos concorrentes, Google e
Apple.
Fontes: Tech Tudo
0 comentários:
Postar um comentário