A Brasiliana vira acervo digital

sábado, 30 de março de 2013


Conjunto de obras raras faz parte da nova ferramenta da USP

Por Anna Melo


A Universidade de São Paulo (USP), responsável por um acervo de raras coleções bibliográficas e documentos do Brasil e do Mundo, agora dispõe de uma nova ferramenta, o projeto BRASILIANA USP. O projeto tem o objetivo de reunir obras de instituições públicas e privadas que se dispuserem a cooperar, tornando o acesso às obras irrestrito.

O acervo foi digitalizado a partir de obras da Biblioteca “Brasiliana Guita e José Mindlin”, pertencente à USP. Por possuir recursos tecnológicos e técnicos, e a responsabilidade de ser portadora dos títulos, o projeto foi concebido. A Brasiliana tem o objetivo de divulgar o conjunto de obras reunidas por mais de oitenta anos, que foi doado pela família Midlin. Parte dos 40.000 volumes e 17.000 títulos pertenciam a Rubens Borba de Moraes e foi doado para o casal Midlin, após sua morte. Acessível ao público desde junho de 2009, o acervo agora pode ser consultado gratuitamente na internet. Todas as obras vêm acompanhadas de notificação sobre os direitos de uso das obras.

Jose Mindlin foi advogado, empresário e bibliófilo . Após a sua aposentadoria, dedicou-se exclusivamente a uma paixão que vinha de sua infância, colecionar livros raros. Paulista, filho de imigrantes judeus russos, nasceu em 1914 e foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2006. Possuía mais de 40 mil volumes, considerada a maior e mais importante biblioteca particular do Brasil, com títulos raros, manuscritos históricos como relatos de viajantes e manuscritos literários, livros de gravuras, livros científicos, dentre muitos outros assuntos. Chegou a enviar diversas cartas durante 15 anos a um grego, em busca de um exemplar de “O Guarani”, e um dia em uma viagem a Paris, conseguiu esse exemplar. Devido considerar estar em idade avançada, ele decidiu doar em 2006 toda sua vasta coleção à USP. Morreu aos 95 anos, de falência múltipla dos órgãos.

O conjunto de obras é divido por autor, título, assunto ou data de publicação, e encontra-se no site http://www.brasiliana.usp.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011