Mostra Play! exibe arte interativa na Avenida Paulista

quinta-feira, 11 de abril de 2013


Obras interativas transformam prédio da FIESP em tela gigante de videogame

Por Renan Damaceno

Mostra Play! é a primeira exposição interativa a céu aberto no Brasil. 
Exposição inspirada em videogames da década de 70 e 80 é tema da Mostra Play! em São Paulo. As obras interativas de game arte estão expostas no prédio da FIESP, na Avenida Paulista. Quem passa por lá a noite, pode conferir o show de luzes numa tela de mais de 3 mil metros quadrados de projeção que se revezam entre vídeos, mas que também tem espaço para interação com os jogos que a mostra oferece.

A intervenção reúne trabalhos de artistas contemporâneos do Brasil, Estados Unidos, Espanha e Itália. E ainda conta com três obras interativas, inspiradas em jogos como Tetris, Space Invaders e Pac-Man. A iniciativa do projeto é da “Galeria de Arte Digital SESI-SP”. A programação conta com obras visuais e interativas, além de um workshop de criação de jogos para a plataforma Android. A proposta do evento é promover uma maior interação das pessoas com o espaço público.

“A mostra acontece do lado de fora do prédio, não há nada lá dentro.”, explica a orientadora de público, Mariana Ferreira. Ela ainda fala do conceito das obras interativas e como é a interação entre as pessoas. “No caso do Tetris, que é um jogo em dupla, as pessoas precisam jogar juntas. É algo mais colaborativo. A ideia é que duas pessoas que não se conhecem e querem jogar, entre em uma sintonia naquela hora para fazer o game funcionar.”

Rodrigo e Julia, um casal que havia jogado Tetris, nunca imaginaram jogar numa tela desse tamanho e acharam incrível essa experiência. “É muito divertido jogar numa tela desse tamanho. A sensação é maravilhosa.” O casal ainda ressalta a dificuldade de jogar em dupla e fala da necessidade de botões físicos. “Tetris normalmente já é difícil. Em dupla então é muito mais. Também é difícil controlar pelo iPad. Seria mais fácil se tivesse botões.”
Não é a primeira vez que foram feitas intervenções visuais. No final do ano passado houve uma exposição, denominada Video Guerrilha. Foram 3 dias de projeções, grafittis digitais entre outras coisas, nos arredores da Augusta. 

Porém é a primeira vez que há exposições de vídeo sobre games e obras que possam interagir com o público. Este é um exemplo claro de como a arte esta deixando de ser conservadora e passando a ser mais liberal e assim tomando parte do nosso cotidiano.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011