Museu Catavento adapta laboratório bioquímico para crianças

sábado, 20 de abril de 2013


Programação de aniversário do Museu Catavento traz experiência farmacêutica para crianças de todas as idades.

Por Thalita Monte Santo


Foto: Danilsa Iracelma e
Thalita Monte Santo
Em comemoração ao seu aniversário de quatro anos, o Museu Catavento convida crianças, pais e professores do estado de São Paulo a participarem da atividade “Bioquímica para crianças”. Por meio de instalações interativas, réplicas de aparelhos e tubos de ensaio utilizados em laboratório as crianças acompanham como é a rotina de um fármaco bioquímico com a prática de exercícios livres e motivados por sua própria curiosidade.


Com o propósito de apresentar a ciência de forma divertida, as atividades estimulam a importância da higiene e da concentração necessária da profissão, é o que relata a monitora Ingrid Bauer: “Bioquímica para crianças é uma proposta do museu que visa conscientizar as crianças da importância da higiene antes e depois de entrar em um laboratório, estimula a criatividade, mostra que é preciso concentração e de forma divertida apresenta um pouquinho de como se manuseia medicamentos em um laboratório”, afirma.

Dentre as instalações a que mais chama a atenção das crianças é o separador de resíduos e comprimidos. Para Luiza Costa de 9 anos, a atividade no laboratório bioquímico foi sua atração preferida. “eu gostei mais do laboratório, porque aqui a gente coloca o avental e pode brincar de fazer remédio”. Seu pai, Alexander Costa diz que aprovou essa iniciativa do museu e percebeu o interesse da filha pela atividade. “Acho importante esse tipo de experiência e aprovo, pois aproxima as crianças da ciência e isso com certeza se reflete no rendimento escolar”.

Segundo a Farmacêutica Suzana de Almeida, este projeto do museu deveria ser divulgado em mais escolas da cidade, para que crianças de todas as idades participem e conheçam melhor as funções de um medicamento e os ricos de uma automedicação. “Seria bacana se todas as escolas participassem deste projeto, as crianças precisam deste tipo de estímulo e da conscientização de que não devem se automedicar, pois precisam sempre da orientação de um médico ou farmacêutico”.

Separador de resíduos é o preferido do laboratório pelas crianças
 (Danilsa Iracelma e Thalita Monte Santo)




Estimulando o tato, o separador de resíduos é o preferido entre os equipamentos do laboratório.


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