Por Ana Paula Sciolli
![]() |
Banco de imagens |
Nos últimos anos, o Rugby tem ganhado destaque no Brasil e no mundo. Presente em mais de 120 países, a nova modalidade esportiva surgiu na Inglaterra por volta de 1846 quando suas primeiras regras foram escritas e formalizadas. No Brasil o esporte foi introduzido por imigrantes britânicos, como Charles Muller. A primeira escola de Rugby brasileira foi a Clube Brasileiro de Futebol Rugby fundada em 1891. Mas foi a partir de 1960 que o esporte caiu no gosto dos brasileiros e se tornou conhecido e divulgado em todo o país.
De acordo com o Superintendente das Seleções Masculinas de Rugby e Coordenador de Alto Rendimento Masculino Antônio Martoni Neto, a exibição das partidas na TV pela EPSN e a presença da modalidade também nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, aumentou o interesse pelo Rugby no Brasil consideravelmente. Segundo Martoni, o Rugby está entre os esportes mais praticados no mundo.
Martoni lembra os títulos que o Brasil já ganhou com a seleção masculina de Rugby: “o Brasil ganhou no ano 2000, que foi seu o primeiro título internacional, Sul-Americano B de XV, depois repetiu essa conquista em 2001 e 2002, comigo no comando da seleção como treinador, depois conquistou novamente em 2006”.
Existem várias versões de equipes de Rugby, e conforme Martoni esclarece, a mais comum no Brasil é o Rugby Union, composto por 15 jogadores e 7 reservas. A bola utilizada é de formato oval e feita de couro ou material sintético. Os passes de bola podem ser feitos com a mão apenas pelo lado ou por trás. Cada jogada tem uma pontuação diferente e ganha o time que fizer o maior número de pontos.
Fontes – entrevistado: Antonio Martoni Neto, Superintendente das Seleções Masculinas de Rugby e Coordenador de Alto Rendimento Masculino; internet: http://www.brasilrugby.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário