Um outro olhar sobre a Copa no Brasil

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Com engajamento e otimismo um grupo de estudantes quer fazer da Copa um marco para melhorar o País

Por Marcello Barbosa


(Banco de imagens)
O assunto Copa do Mundo no Brasil tem se tornado corriqueiro em todas as partes de São Paulo, desde as pautas de jornais até mesmo no papo de boteco, no trem ou no metrô. O País que em jogos da Copa transforma os dias comuns em feriados e pontos facultativos, sediará o evento em 2014 e com isso várias perguntas surgem, entre elas, existe uma que não quer calar: O que de fato a Copa vai trazer de positivo ao Brasil?


Vemos uma onda de pessimismo que chega ao ponto de dizer que a Copa não vai dar certo. Nesse contexto um grupo de estudantes cria um Projeto chamado “Imagina na Copa” que surge com este nome por causa de um bordão muito utilizado nos dias de hoje: “Se as coisas estão desse jeito agora, imagina na Copa!”. Para os integrantes deste projeto, a Copa será muito importante para o Brasil e vai dar certo, mas também acredita que isso será possível não apenas com a organização governamental, mas com o ativismo de milhares de jovens que devem tomar essa responsabilidade para si, com o engajamento em ações que vão fazer essa Copa dar certo não apenas no sentido esportivo mas também como um trampolim para que o Brasil possa avançar.


Mariana Campanatti, 25 anos, é uma das fundadoras deste grupo e comenta que ele nasceu de uma conversa de amigas, onde queriam fazer algo, até mesmo porque todo mundo reclamava da Copa. “O projeto está organizado nas 12 cidades que vão sediar o evento (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador) começou com a copa mas queremos ir além da copa. A copa é um prazo para fazer outras coisas. Nossas ações são concentradas em divulgação de conteúdo (vídeos, textos) e a organização de oficinas onde as pessoas descobrem o Projeto pela Internet, sabe que vai acontecer uma oficina e acaba participando dela.”


O “Imagina na Copa” possui mais de 13 mil pessoas que acompanham o projeto pelo Facebook, recentemente em uma atividade chamada “Que ônibus passa aqui”, no qual com a falta de informação de quais ônibus passavam nos pontos, mais de 3 mil pessoas em várias cidades passaram a colar adesivos informando para as pessoas quais os ônibus que passavam em determinados pontos. A meta do Grupo é chegar a 1 milhão de pessoas engajadas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011