Entrevista exclusiva com o jornalista Adriano Henrique

segunda-feira, 27 de maio de 2013


Por Alessandra Freires


Adriano ainda tem um sonho: fazer a cobertura da Copa do Mundo

Inteligente, bonito e super-profissional, Adriano Henrique já era convicto de que seria jornalista, desde criança.O sonho que surgiu pela vontade de estar mais próximo do futebol, depois de muitas tentativas e perseverança, hoje se concretizou. Adriano Henrique trabalha no site da Rede Jovem Pan FM e aspira fazer a cobertura de um dos maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo.



Agência Radar Jornalístico: Poderia nos falar dos motivos que o levaram a escolher Jornalismo?

Adriano Henrique: Desde criança eu achava que seria jornalista. Apesar da comunicação ainda não ser o meu forte por conta da timidez, sempre admirei o que os repórteres faziam, principalmente por conta do futebol. Como seria difícil ser jogador, acho que acabei arrumando essa segunda paixão para quem sabe um dia, poder estar próximo do esporte.

ARJ: Como foi sua trajetória profissional ates de chegar ao seu cargo atual?

Adriano Henrique: Eu comecei estagiando no jornal Folha Dirigida, uma publicação semanal sobre concursos públicos. Lá eu precisava fazer matérias para o impresso e o site. O desafio era bom, correr atrás do prefeito, governador e secretários, além de participar de coletivas de imprensa, me deu muita bagagem para a carreira profissional e acadêmica, já que é muito mais fácil você aprender na prática. Depois fui contratado pela Jovem Pan, onde cuido do site da FM. No começo eu produzia apenas as matérias e fotografava os convidados do Pânico. Após a minha efetivação, ganhei a responsabilidade de ser o responsável por todo o site. Agora edito o áudio dos programas, faço matérias, atualizo paradas musicais e promoções. Dei muita sorte até aqui.

ARJ: E hoje como é trabalhar no site da Rede Jovem Pan FM?

Adriano Henrique: Trabalhar no Site da FM da Pan é algo bem tranquilo e gratificante. Apesar de eu sentir falta de estar na rua, aqui eu posso me dedicar a trabalhos “free lancers”. O ambiente é super agradável, além de eu ter preferência caso deseje me candidatar para vagas na redação da AM, por exemplo.

ARJ: Fale as principais dificuldades e obstáculos já enfrentados na profissão.

 Adriano Henrique: A maior dificuldade é sempre o começo. É normal sentir medo de fazer alguma coisa errada e se você é bom o bastante para fazer o que faz. A confiança e força de vontade são essenciais nesta parte. Mostrar não se abalar com as dificuldades do dia a dia jornalístico também. Problemas com fontes, pautas em locais de difícil acesso, coletivas com mais de 30 repórteres; são situações que sempre vão acontecer. Não podemos nos abater, precisamos ter sempre um plano B e trabalhar com essas possibilidades. ARJ: Quais seriam as dicas para quem sonha assim como você em trabalhar na área e ser reconhecido por isso? Adriano Henrique: Eu fiquei quase um ano mandando currículo para arrumar um estágio. Eu digo para quem deseja realmente ser jornalista não se abater, a sua hora sempre vai chegar. Quando chegar, é preciso trabalhar com tudo o que aprendemos na universidade, principalmente as questões éticas. Se quiser crescer na profissão, é necessário mostrar que é um jornalista de confiança, que não faz corpo mole para nada. Os seus desejos serão realizados se você mostrar que é merecedor deles. ARJ: Jogo rápido. Um defeito? Adriano Henrique: Acho que meu maior defeito é ser impaciente, às vezes. ARJ: Uma qualidade? Adriano Henrique: Acho que minha maior qualidade é a disposição em ajudar meus colegas de trabalho e manter um relacionamento bom com eles. Isso é essencial para você gostar da empresa onde trabalha. ARJ: Um sonho? Adriano Henrique: Fazer a cobertura de alguma Copa do Mundo ARJ: Onde quer estar daqui a uns 5 anos? Adriano Henrique: Espero estar no meio esportivo da imprensa, que é onde eu sempre me vi na carreira. Trabalho para que isso possa acontecer e acredito que daqui cinco anos eu terei atingido meu objetivo.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011