Alunos de pós-graduação são maioria na educação a distância

quarta-feira, 30 de março de 2011


Maior exigência na qualidade de ensino e autonomia de estudo atraem alunos para a formação online 
Por Nathalia Alves

Regulamentada no Brasil nesta última década, a pós-graduação a distância
faz parte da formação de muitos brasileiros. Com avanços tecnológicos e maior exigência do MEC na qualidade de ensino, essa modalidade de aprendizado se tornou a preferência de milhões de pessoas. Flexibilidade de horário e autonomia nos estudos são as características mais atraentes. Os custos também são mais baixos, em comparação ao método tradicional.

O acesso às novas tecnologias tem
facilitado a expansão dos cursos online. (Banco de imagens)

Dos alunos adeptos ao ensino a distância, 37% cursam pós-graduação. “Em geral, os alunos de pós-graduação são mais maduros. Este público é mais exigente quanto à qualidade dos materiais digitais, da atuação do professor e a organização da instituição”, explica o Prof. Dr. Carlos Fernando de Araújo Jr., diretor executivo do Campus Virtual Cruzeiro do Sul.
A procura dos alunos se dá em função do aperfeiçoamento profissional e de melhor colocação no mercado de trabalho. De acordo com pesquisa realizada pela FGV (Faculdade Getúlio Vargas), o número de vagas e os salários conquistados por quem fez curso técnico ou graduação a distância são semelhantes aos de quem os fez presencial. A pós-graduação online segue a mesma tendência. Para Araújo, indifere o método pelo qual o aluno conquistou seu diploma. “O que realmente deve valer são as competências e as habilidades adquiridas, o fator diferenciador será o desempenho do aluno”, confirma Araújo.
Isabel Rodrigues, professora universitária, se pós-graduou a distância. “A vantagem mais competitiva do curso é a autonomia e a possibilidade de fazer meus estudos e atividades em qualquer lugar que haja um computador com internet”, disse Rodrigues. Contudo, é uma modalidade recente, não aprovada por muitos. Felipe da Costa, jornalista recém-formado, afirma que a pós-graduação a distância não é uma opção para o futuro. “Não acredito nesse método de ensino, a única vantagem é para quem não tem tempo de frequentar uma universidade”, conclui Costa. Entretanto, a informatização vem englobando os diversos setores-base de uma sociedade, inclusive a educação.
Para complemento de informações, acesse o link
http://www.youtube.com/watch?v=kJH6KrCeYhk, e assista ao vídeo “A reação do mercado de trabalho aos cursos online”.


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011