Sal em excesso aumenta incidência de doenças do coração

terça-feira, 29 de março de 2011

O cardiologista Celso Amodeo alerta sobre os problemas de saúde causados pelo excesso de sal
Por Mariana Tavares


Para controlar o uso abusivo do
sal, vale recorrer aos demais
temperos. (Banco de imagens)
 Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) revela que o brasileiro consome em média 13g de sal por dia, quantidade bem superior a recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 5g.
“Nós precisamos consumir sal diariamente, mas em quantidades muito abaixo da que ingerimos todos os dias", afirma Celso Amodeo, especialista em hipertensão arterial do HCor (Hospital do Coração). Segundo ele, o sódio é essencial para manter o equilíbrio de líquidos no corpo, porém o excesso dessa substância pode provocar o aumento da pressão arterial e piorar a situação cardiológica. Um hipertenso que o ingere além da quantidade recomendada corre o risco de agravantes como um infarto miocárdio, insuficiência cardíaca, arritmia e insuficiência renal.
A nutricionista Madalena Vallinoti explica que alimentos que contenham conservantes e adoçantes que tenham ciclamato de sódio em sua composição, tais como, refrigerantes zero ou light, contém muito sódio e devem ser vigiados. "As pessoas se preocupam muito em ver a quantidade de calorias e isto não é exatamente o mais importante. Temos que ler a composição nutricional, o que de bom esse alimento vai oferecer para você", ressalta.

O sal light tem geralmente 50% de redução dos níveis de sódio e é uma boa opção para quem quer diminuir os níveis da substância, exceto indivíduos que tenham insuficiência renal, pois nesse caso os altos níveis de potássio podem prejudicar ainda mais o quadro e ocasionar uma parada cardíaca.

O fundamental é evitar não acrescentar mais sal, além do utilizado no preparo, e abusar de temperos como salsa, alho, cebola e alecrim. "Comer sal nas quantidades recomendadas diminui a mortalidade cardiológica, e previne outras doenças como o câncer, gastrite e até catarata" alerta Dr. Amodeo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011