Alimentos integrais auxiliam na perda de peso

terça-feira, 29 de março de 2011

Apesar de fazer bem a saúde, antes do consumo é necessário consultar um nutricionista
Por Paula Gonçalves


Alimentos integrais contribuem
com o funcionamento do intestino.
(Banco de imagens)
Os alimentos integrais têm sido procurados por inúmeros motivos, o principal deles é que ajudam no emagrecimento e a manter o peso. Esses alimentos não passam pelo processo de refinamento, conservando assim fibras e propriedades nutricionais de vitaminas e minerais.

Aline Higashizima, auxiliar de administração, conta que começou a inserir alimentos integrais no seu dia a dia devido à correria de sua rotina. “Como não tenho tempo para refeições, sempre comia em fast food, e estava engordando. Continuo a comer lanches, mas, agora são naturais, pois o pão é integral”, afirma.

Esse tipo de alimento auxilia no emagrecimento, pois a fibra confere mais saciedade. Segundo a nutricionista Madalena Vallinoti, além deste aspecto, esses alimentos ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia, mas não são todas as pessoas que podem consumi-los. Afirma que “Se uma pessoa tem um trânsito intestinal muito acelerado, uma colite, uma doença de kroken, ou ainda se o indivíduo consumir um alto conteúdo de fibras o quadro se agrava. Para um indivíduo com gastrite, também não seria interessante, pois o alimento vai demorar mais tempo para ser digerido e será necessário mais suco gástrico. É necessário avaliar caso a caso”.

No caso de crianças, é necessário que se calcule a idade delas em fibras, para saber quantas gramas é o ideal para o consumo. “Se a criança tem dez anos, deve-se consumir dez gramas em fibras mais cinco gramas em torno disso que a gente calcula”, exemplifica Vallinoti. 

A secretária, Cenira Burri, também é adepta de alimentos integrais. “Eu não gostava muito, mas aprendi a me alimentar corretamente. Os alimentos integrais são bem mais saudáveis”.

 


0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011