Primeiro encontro com profissionais de jornalismo segmentado.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os jornalistas falam sobre a carreira, tiram dúvidas e dão dicas para os futuros profissionais.

Por Roseane Ferreira.


Anderson Moço e Cléber Bernuci foram os primeiros convidados
do evento Encontro com Profissionais. (Por Tamires Freitas)

No dia 23 de março, as turmas do 4º e 5º semestre de jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul, campus São Miguel, receberam os jornalistas Anderson Moço e Cleber Bernuci para o primeiro evento da série Encontro com Profissionais, proposto este semestre na disciplina produção jornalística segmentada.

Na ocasião, Moço e Bernuci participaram de uma coletiva de imprensa organizada pelos alunos.

Anderson Moço é formado pela PUC-Campinas, trabalha na Editora Abril há sete anos. Foi contratado após participar do Curso Abril de Jornalismo, iniciou sua carreira na Revista Saúde! É Vital. Atualmente trabalha como repórter da revista Nova Escola.

Dentre as diversas perguntas formuladas, a aluna Thaís Saraiva quis saber como um jornalista recém-formado pode participar do curso Abril de Jornalismo.   

Moço informou que o curso acontece todos os anos no mês de janeiro, e que para participar, o recém-formado deverá enviar, além da inscrição, um texto respondendo as seguintes questões: Por que escolhi fazer jornalismo? E por que jornalismo em revista? O jornalista ainda ressaltou a importância da sinceridade e que além de articulado, o candidato deverá ter uma boa escrita e revisar o texto por várias vezes.

Para Cleber Bernuci, formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), ser jornalista e trabalhar com automobilismo é a realização de um sonho de criança, pois sempre teve paixão por carros.  Desde 2010, trabalha na ReUnion (empresa especializada em markenting esportivo), além de atuar como freelancer para as revistas Racing, Cavallino, por exemplo. Cleber falou sobre o quanto gostou de ter entrevistado Viviane Senna (irmã de Ayrton Senna) e Bruno Senna (sobrinho do piloto). A surpresa dos alunos foi o fato mais emocionante da carreira de Bernuci ter sido presenciar a morte de Rafael Sperafico, na Stock Car, em 2007. “O Stock Car é o lugar mais barulhento que existe, ver aquele local silencioso foi algo surreal” afirmou o apaixonado por automobilismo.

Outra pergunta interessante foi sobre o estágio para alunos de jornalismo. Os dois profissionais são favoráveis ao exercício da prática e concordam que é fundamental o aluno fazer estágio para adquirir experiência. Bernuci destaca: “Só aprendemos na rua”.

Moço e Bernuci deram algumas dicas de como ingressar no mercado de trabalho, como realizar boas pautas e interagir com a segmentação da imprensa.  Para eles, participar de cursos voltados para jornalistas, como os que são ministrados no Sindicato e no Comunique-se, é fundamental.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011