Homenagem ao Jornalista Clóvis Rossi

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Clóvis Rossi é repórter especial, colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo.
Por Thais S. Gonçalves


Rossi, é um dos mais renomados jornalistas
de seu tempo.
(Foto: Créditos: http://www.vitaplena.com.br/)
 Trabalhou no Jornal do Brasil e foi editor-chefe do jornal Estado de S. Paulo. Teve participação em diversas coberturas internacionais de grande repercussão, tanto pelo Estadão como pela Folha, sendo neste veículo correspondente em Buenos Aires e Madri.
Este paulistano, nascido em 1943, também escreveu vários livros sobre jornalismo: ”Enviado especial - 25 anos ao redor do mundo”, “O que é jornalismo?” e “Vale a pena ser jornalista?” no qual, aborda os prós e os contras da profissão. Em um destes livros disse que o que há de bom na profissão é essa coisa ocular da história de seu tempo. Enquanto o que há de ruim é a exigência até irracional de dedicação plena.
 Ele considera que o jornalista que trabalhou em jornal diário é um batalhador e segundo Rossi, o bom jornalista brasileiro compete em igualdade de condições com o bom jornalista norte-americano ou europeu. “Precisa matar um leão por dia”, comenta o experiente jornalista.
Aos 44 anos de profissão, diz que tem pela frente umas dez mil batalhas, todas interessantes.
Clóvis Rossi é um jornalista bem sucedido e renomado no meio jornalístico, com mais de 40 anos de profissão. É casado com Catarina Clotilde Ferraz Rossi tem 3 filhos e 3 netos.

“O jornalismo é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadores, ou ouvintes. Uma batalha geralmente sutil e que usa uma arma de aparência extremamente inofensiva a palavra acrescida, no caso da televisão, de imagens”.
Clóvis Rossi

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011