Interatividade é alvo de discussão no EnCom

terça-feira, 31 de maio de 2011

Arte e cultura também foram assuntos abordados durante o quarto dia do evento

Por Ítalo Silva

Os palestrantes Vagner Novaes Tranche e
Fernando Aires são os palestrantes da
segunda manhã de palestras do
9º Encom. (Por Ítalo Silva)


As palestras “Criatividade na comunicação contemporânea” do professor mestre Vagner Novaes Tranche e “O mercado de jornalismo para arte e cultura” de Fernando Aires, diretor de conteúdo do Portal R.A.J, foram apresentadas na quinta-feira, dia 19, a partir das 9h.
Tranche abordou o tema criatividade em uma época marcada pela versatilidade das ferramentas tecnológicas e dos meios de comunicação. Para ele, a prova disso está em notícias de até 140 caracteres no Twitter e em pequenas notícias emitidas pelo Facebook. As ferramentas – cada vez mais acessíveis – fazem com que as pessoas tenham o poder de disseminar informações com agilidade e dinamismo.

Professor Mestre Vagner Novaes Tranche
fala sobre "Criatividade na Comunicação
Contemporânea" durante o 9ºEncontro de
Comunicação. (Por Ítalo Silva)
Fernando Aires discorreu em sua apresentação sobre o portal. Portal esse, em que o tema cultura está presente em quase todas as editorias. Aires disse que o jornalista do segmento de cultura deve ser um admirador de artes, o que não significa apenas conferir os lançamentos do cinema, ver as peças de teatro em cartaz e ser um exímio leitor. Ele ressalta que é preciso ser crítico, mesmo que, os ingressos para uma peça esgotada sejam obtidos por meio de assessoria. Outro caso exposto é a respeito das resenhas de livros. Para ele, elas não podem ser obtidas por meio de um resumo, e sim, por meio de uma leitura ampla do livro. Aires finaliza, alertando que a jornada de trabalho do jornalista de cultura vai na contra-mão dos demais: enquanto as outras editorias encerram suas atividades em um dado momento do dia, as deste profissional só estão começando.
Fernando Aires e o Portal R.A.J ao fundo
durante palestra sobre "O Mercado de Jornalismo
para Arte e Cultura". (Por Ítalo Silva)

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011