Profissional de Relações Públicas debate os desafios de sua área de atuação

quarta-feira, 25 de maio de 2011

"O crescimento digital se torna a maior ferramenta para o mercado de trabalho".
Samuel Lloyd em palestra organizada pela Universidade
Cruzeiro do sul. (Por Ítalo Silva)
A frase acima é de Samuel Lloyd, formado em Relações Públicas pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas e gerente de marketing da STB (Student Travel Bureau), agência de turismo especializada em educação internacional. Ele é mais um dos palestrantes da programação do 9º EnCom (Encontro de Comunicação), especificamente, do dia 18/05.
Lloyd falou aos alunos a respeito da importância de um profissional de Relações Públicas para uma empresa de grande porte e quais são as técnicas e as estratégias necessárias para se diferenciar no mercado de trabalho. Para o Relações Públicas, o ideal é uniformizar as formas de comunicação utilizadas pela empresa e abusar das novas formas de contato com o público alvo, principamente, por meio das mais recentes tecnologias digitais.
Essas tecnologias que crescem a cada momento, neste século, mostram para empresários e responsáveis pela imagem da empresa, a forma mais fácil e eficiente para abordar clientes. Lloyd, com a sua palestra, deixa claro o quanto é importante para o mercado de trabalho usar as redes sociais: “Hoje, por vezes, é mais fácil estar em contato com os clientes pelo Twitter do que pelos telefones”, afirma o Relações Públicas.
Para explicar o papel das novas redes sociais, Lloyd exemplifica: ”Estávamos em um momento que não havia verbas para podermos fazer uma divulgação para a empresa. Tivemos a ideia de fazer uma promoção para os alunos da STB, para que mandassem fotos de suas viagens e os selecionados ganhariam um curso de intercâmbio da empresa. Foi uma iniciativa que deu muito certo e para nós não teve custo algum. O vídeo foi colocado no youtube e as pessoas que mandaram suas fotos foram prestigiadas com cartões de natal da STB”.
A maioria das empresas busca estar por dentro do perfil de seus funcionários, assim conhecem a forma como pensam e agem.
“Temos na base de 5.200 seguidores no Orkut, 4.200 no Facebook e 9.500 no Twitter. Pode ser uma pequena quantidade comparada a outros números, mas para a STB já é uma estimativa significante”, diz Lloyd.
Com as redes sociais, a STB busca estar ligada de uma forma mais digital e eficiente com seus clientes, assim como todo profissional de Relações Públicas deve agir.

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011