Liberdade de opinião e pensamento é tema de Encontro com Jornalistas Escritores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O encontro foi promovido pelo Congresso Mega Brasil de Comunicação 2011 com a curadoria do jornalista Audálio Dantas.

Por Efraim Caetano e Tamiris Gomes

Renomado autores em mesa-redonda. (Por Tamiris Gomes)
Nos dias 25 e 26 de maio, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, estudantes e profissionais da área de comunicação puderam participar do Encontro com Jornalistas Escritores que reuniu nomes de destaque do jornalismo e da literatura brasileira em quatro sessões. O evento contou com a presença de Ricardo Kotscho, Laurentino Gomes, Zuenir Ventura, Caco Barcellos, Mauricio de Sousa, Juca Kfouri, Moacir Japiassu, Eliane Brum , Antônio Torres, Sérgio Dávila e Regina Echeverria. Um dos convidados que não pode comparecer foi Ziraldo, por estar com dengue.

Além do tema sobre a liberdade de opinião e pensamento foram discutidos assuntos a cerca do fazer jornalístico e da escrita no cenário atual da sociedade. Laurentino Gomes, escritor e jornalista, autor dos livros 1808 e 1822 resonde que: “Quem não lê bem, não escreve bem”, quando perguntado sobre os desafios da elaboração de um bom texto. E “A melhor maneira de começar a escrever é começar a escrever”, afirma Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e recentemente o mais novo membro da Academia Paulista de Letras.

O jornalista e repórter Caco Barcellos, também conhecido por escrever livros como Rota 66 enfatiza a importância do diálogo. “Na apuração você conversa, vê gente, a escrita é um ato solitário.”

No debate a respeito do jornalismo como literatura, Moacir Japiassu, jornalista e escritor de renome, diz que: “Jornalismo é um gênero literário”, pois, você tem um personagem central, a ambientação e a notícia envolvem este personagem.








1 comentários:

Mariana Rojas disse...

Ótimo trabalho, parabéns para meus queridos amigos, Tamiris e Efraim e para a Agência Radar.

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011