A Extrema força de vontade

sábado, 27 de agosto de 2011

Por Kaíque Ferreira

Com nome de herói mitológico, Hércules demonstra força e
paixão pelo Jornalismo. (Acervo próprio)
Hércules Moreira, 29, é um ex-aluno de jornalismo da Universidade Cruzeiro do sul. Ele graduou-se em 2008, já concluiu a pós-graduação em Comunicação Televisiva e está engajado na MBA de Comunicação e Marketing. Atualmente, é responsável pelo Departamento de Comunicação de Bardella, uma empresa líder no fornecimento de equipamentos para o setor industrial. Ele concedeu uma entrevista ao Radar Jornalístico para relatar a sua trajetória no ramo, qual o retorno que obteve ao concluir a graduação e dá dicas de como se tornar um bom jornalista.
Perguntas para Hércules:

RJ- Como você entendia o jornalismo antes de entrar na Universidade e como você vê o curso, após a conclusão da sua graduação?

Hércules Moreira: Sempre tive uma visão muito bacana do jornalismo. Desde os primeiros dias de curso entendia bem que era uma área que poderia servir de contribuição para a sociedade. Claro, com o passar dos anos, a Universidade me proporcionou uma visão macro disso tudo, mas nunca fui daqueles que acham que ser jornalista é ser estrela, é ganhar muito dinheiro, mesmo porque isso é ilusão. A Universidade apenas ratificou tudo isso.

RJ - Você se considera um ex-aluno de sucesso?

Hércules: O que é sucesso? De acordo com o dicionário Aurélio é um bom resultado de algo, um êxito. Sendo assim, me considero, modéstia parte.

O objetivo agora é ser um profissional de sucesso, por isso estou me aperfeiçoando cada vez mais em todas as áreas que desejo atuar.

RJ- Você sente saudade do tempo de graduação?

Hércules: Muita saudade. Foi o momento mais importante da minha vida até hoje. A graduação permite que o estudante mude completamente a maneira como ele vê o mundo, literalmente. É algo muito forte que até hoje, não consegui esquecer, mesmo fazendo outras duas faculdades. Algo que me marcou muito durante a graduação foi à colação de grau, por ter sido eleito destaque por mérito acadêmico entre todos os alunos de campus da Cruzeiro do Sul. Aquela emoção que senti ficará guardada para sempre.

RJ- A Universidade conseguiu lhe prover a base cultural para você se tornar um jornalista?

Hércules: Totalmente. Como já citei, a Universidade oportuniza diversas possibilidades de conhecimento, mas isso também depende muito do que o aluno realmente quer absorver. Na época em que eu era aluno, aproveitei tudo que a faculdade tinha para oferecer: biblioteca (até hoje não conheço uma mais completa que a do campus São Miguel), eventos externos, palestras com especialistas, etc. Montei um excelente network.

RJ- O quão fundamental foi a Universidade na sua carreira?

Hércules: A Universidade teve um papel fundamental em minha carreira. Graças aos ensinamentos dos professores, hoje posso dizer que tenho uma rica base acadêmica.

Graças à Universidade também, foi possível conseguir um contato maior com a televisão, em especial com a TV Record e Band, onde frequentei aos finais de semana, por um ano, desenvolvendo o meu trabalho de conclusão de curso (reportagem sobre os bastidores das emissoras que transmitem jornalismo 24h no Brasil – disponível no Youtube).

Além de oportunizar mais conhecimento, acredito que a vivência em uma Universidade faz com que o estudante, caso ele realmente queira, se torne mais maduro, reflexivo e questionador.

RJ- Porque você optou pela comunicação televisiva na sua pós-graduação?

Hércules: Optei por Comunicação Televisiva por ser uma área mais próxima do jornalismo, afinal tinha acabado de concluir a graduação e ainda tinha uma visão muito “televisiva” da área. Hoje vejo mais além. Tanto que estou concluindo o MBA em Comunicação e Marketing (uma área mais abrangente da Comunicação).

RJ- Qual é o seu local de trabalho?

Hércules: Hoje, sou responsável pelo Departamento de Comunicação da Bardella, uma empresa centenária, líder no fornecimento de equipamentos para os setores industriais de Metalurgia, Energia, Petróleo, Gás, Movimentação de Materiais, Serviços e Aços.

Implantamos o departamento em janeiro de 2007 e desde essa época sou responsável em produzir, criar e atualizar os veículos de comunicação da empresa (jornais, newsletter, intranet, site, etc.), além de atuar como coordenador de um programa social chamado Formare (entre 2006 e 2010) e organizar campanhas em datas específicas aqui na empresa.

Outra novidade que eu acabei trazendo para a Bardella (graças ao aprendizado que a Universidade me proporcionou) foi a produção de reportagens televisivas, fazendo a cobertura de eventos que a empresa participa e exibindo aos colaboradores internamente, um “piloto” para nossa TV Corporativa. Em 2009 e 2010 – tivemos um boom de reportagens – o sucesso foi imediato e a audiência correspondeu de forma espetacular.

RJ- O que o jornalismo representa na sua vida?

Hércules: Pergunta difícil essa, pois representa tanta coisa. Hoje, não me consigo imaginar com outra formação. O jornalismo está no meu sangue, pois adoro produzir matérias, sugerir pautas, dirigir e apresentar reportagens, criar offs, investigar a notícia, entrevistar e o mais importante de tudo isso, dividir o conhecimento com outras pessoas. Então, acho que o jornalismo representa muito, não é? (risos).

RJ- Como é o cenário do jornalista no atual mercado de trabalho?

Hércules: Existem diversos campos de atuação para um jornalista. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o nosso destino nem sempre é o Jornal Nacional (risos). A profissão nos permite atuar em inúmeras áreas, veículos, etc. O mercado hoje está mais competitivo do que antes e, assim como em outras profissões, o “QI” (quem indica) ainda faz uma boa diferença.

RJ- Quais são as suas expectativas para o futuro?

Hércules: Tenho muitos projetos para o futuro, mas nenhum deles está na gaveta, mesmo sendo projetos. O primeiro deles é realizar o mestrado em 2012, pois estou focado em outra área também, a docência. Mas, o objetivo é me aperfeiçoar ainda mais e conquistar mais aulas em outras Universidades. O inglês também é algo que desejo me aperfeiçoar cada vez mais, já que hoje isso se tornou uma necessidade.

RJ- Qual a mensagem que você deixa para os alunos que optaram pela carreira jornalística?
Hércules: Primeiro, saibam escolher as pessoas que vocês querem para atuar em seus grupos de trabalhos. Nem sempre seu melhor amigo (a) será um bom companheiro (a) para as tarefas. Em qualquer lugar existem oportunistas, inclusive na Universidade. Fuja deles!


Em segundo lugar, parabenizo vocês pela coragem em escolher este curso (risos). Saibam que é uma área que você não ganha muito, ao contrário do que muitos pensam.

Mas, quem se aventura, nunca mais quer sair. Se você realmente está preparado para tudo isso, seja bem-vindo!

0 comentários:

Postar um comentário

 
RADAR JORNALÍSTICO | by TNB ©2011